Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A FaZe Clan apurou-se este domingo para os playoffs da Roobet Cup. A equipa de Finn “karrigan” Andersen esteve muito perto de ser eliminada pela OG, mas conseguiu operar uma reviravolta para permanecer em competição.

O encontro começou em Ancient, mapa escolhido pela OG, e tudo parecia bem encaminhado para a FaZe. Um 10-5 conseguido no lado defensivo era promissor para a equipa que lidera o ranking mundial, mas tudo mudou de forma abrupta na segunda metade.

Uma defesa praticamente impenetrável da OG levou a uma reviravolta e ao fecho do mapa com o resultado de 16-11. Adam “NEOFRAG” Zouhar e Shahar “flameZ” Shushan combinaram para 49 kills e foram as figuras de maior relevo.

A série seguiu para Mirage, mapa escolhido pela FaZe e que foi palco para um verdadeiro festival de Russel “Twistzz” Van Dulken. O jogador canadiano registou 26 kills, 117.3 de ADR e um rating superior a 1.70 num mapa que terminou com a vitória dos vencedores do PGL Major Antwerp 2022 por 16-9.

O mapa decisivo foi Overpass e a FaZe esteve uma vez mais muito perto de abraçar a derrota. A OG construiu um ótimo T side e terminou a primeira parte a vencer por 8-7. Um arranque perfeito na segunda metade colocou os semifinalistas da BLAST Premier Spring Final a vencer por 12-7 e cada vez mais perto de derrotar a líder do ranking.

Porém, tudo começou a desmoronar quando a OG desperdiçou uma situação de 5v2 para desferir o golpe final. A FaZe aproveitou a benesse dada pelo adversário, agarrou-se à oportunidade e operou a reviravolta para vencer por 16-13. Twistzz voltou a ser o jogador mais letal, novamente com 26 kills.

Superado o desafio, a FaZe Clan continua em prova e tem pela frente a ENCE nos quartos de final. O encontro está agendado para a próxima terça-feira, com início às 14 horas.

Astralis, Eternal Fire e 9z completam playoffs

Para além da FaZe, também Astralis, Eternal Fire e 9z se apuraram para os playoffs da Roobet Cup. As três equipas completaram o lote de apurados para a derradeira fase da competição.

No grupo B, a Astralis precisou de três mapas para superar a Complexity. A equipa norte-americana tinha garantido o direito a estar no embate decisivo com um triunfo por default sobre a Movistar Riders, mas esbarrou na equipa de Lukas “gla1ve” Rossander. A Astralis começou por vencer o mapa adversário, Inferno, por 16-5, mas viu a Complexity reagir e levar o Overpass com o resultado de 16-11. O terceiro mapa foi Nuke, com os dinamarqueses a vencerem por 16-9.

A Eternal Fire também precisou de três mapas, mas venceu a MOUZ para conseguir o segundo lugar do grupo C. A equipa turca começou por ser trucidada em Nuke, mapa que escolheu, por um resultado de 2-16. No entanto, a equipa que ocupa o 25.º lugar no ranking mundial não baixou os braços e operou a reviravolta em Mirage (16-12) e Inferno (16-13).

Por último, a 9z encontrou novamente a FURIA no grupo D e voltou a sair por cima. Apesar de ter perdido Overpass, mapa que escolheu, por 11-16, a equipa de Franco “dgt” Garcia saiu por cima à boleia de vitórias em Ancient (16-4) e Mirage (19-17).

Apuradas todas as equipas, este é o programa dos quartos de final:

Segunda-feira, 14 horas: BIG – Eternal Fire
Segunda-feira, 18 horas: Cloud9 – 9z
Terça-feira, 14 horas: ENCE – FaZe
Terça-feira, 18 horas: forZe – Astralis

Os playoffs da Roobet Cup arrancam esta segunda-feira. As oito equipas sobreviventes já garantiram, no mínimo, um prémio monetário de $5,000 com o apuramento para os quartos de final. O prize pool total da competição é de $250,000, sendo que o vencedor leva para casa a maior fatia do bolo: $150,000.