Fotografia: FaZe Clan

FaZe vai a jogo com Patrick “es3tag” Hansen na BLAST Premier: Spring Groups 2023. Depois da polémica em torno da utilização de Kristian “k0nfig” Wienecke como substituto, com a organização da prova a acabar por impedir que tal acontecesse, a equipa europeia conseguiu encontrar um outro stand-in de emergência.

Inicialmente, a equipa capitaneada por Finn “karrigan” Andersen pretendia utilizar k0nfig no lugar de Håvard “rain” Nygaard, que não está presente em Copenhaga para poder assistir ao nascimento do filho. Numa primeira fase, a BLAST terá informado a FaZe de que a utilização do dinamarquês era válida, apenas para mais tarde voltar atrás na decisão e impedir a utilização de k0nfig.

Na base da decisão tomada pela organização estará o facto do antigo jogador da Astralis estar inscrito como suplente da Heroic. E é aqui que a situação fica ainda mais confusa: de acordo com o que foi avançado pelo Dexerto, a Heroic terá inscrito Niels Christian “NaToSaphiX” Sillassen como substituto para a BLAST Premier: Spring Groups 2023, mas a inscrição terá sido feita para lá da hora limite definida pela organização.

Nesse sentido, o lineup da Heroic válido para esta prova passou a ser aquele que foi utilizado pela organização no último evento da BLAST, a World Final de 2022. Nesse torneio, k0nfig substituiu Martin “stavn” Lund, pelo que ficou automaticamente elegível para a equipa nórdica nesta prova também. Esta situação, de resto, terá acontecido com mais equipas, entre as quais a FaZe, o que leva à inscrição de Olof “olofmeister” Kajbjer como substituto sem que o mesmo tivesse ideia disso. O sueco, de resto, está indisponível para viajar para Copenhaga.

Lê também:

Assim sendo, a menos de 24 horas da estreia na competição, a FaZe deparou-se com uma situação urgente para resolver, mas terá chegado a uma solução. A equipa europeia vai a jogo com es3tag, que foi recentemente colocado no banco de suplentes da NIP. Para além disso, também o norte-americano Eddie “Eddie” Han foi inscrito como treinador suplente, dada a indisponibilidade de Robert “RobbaN” Dahlström.

lineup da FaZe para a BLAST Premier: Spring Groups 2023 é o seguinte:

 Helvijs “broky” Saukants
 Russel “Twistzz” Van Dulken
DK Finn “karrigan” Andersen
 Robin “ropz” Kool
DK Patrick “es3tag” Hansen

Eddie “Eddie” Han (Treinador)

BLAST aceita inscrições, mas es3tag não joga frente à NIP

Depois do anúncio oficial da FaZe, a BLAST também reagiu em comunicado. A organização da prova admitiu falhas na comunicação com as equipas, que levaram a toda a confusão que se veio a verificar.

Na mesma nota é ainda referido que as inscrições de emergência de es3tag e Eddie foram aceites. No entanto, há um pequeno senão: caso a FaZe venha a cruzar-se com a NIP posteriormente, es3tag não está autorizado pela organização do torneio a entrar no servidor, muito provavelmente devido ao facto de ainda estar ligado contratualmente ao emblema sueco. Segundo a organização do torneio, ambas as equipas concordaram com esta decisão.

O cruzamento entre FaZe e NIP é uma possibilidade, mas apenas se as duas não se apurarem diretamente para a BLAST Premier: Spring Groups 2023 através da fase de grupos inicial. Na fase a eliminar, as duas equipas podem cruzar-se, o que levaria a FaZe a ter outro problema e, eventualmente, a ter de ir a jogo com Eddie.