FC Vizela FTW, Belenenses SAD, FC Arouca by Quest e Moreirense FC EGN estão nas meias-finais da eLiga Portugal 2022. Este sábado, a fase final que reuniu as oito equipas apuradas na fase de grupos arrancou no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, palco do Oeiras Gaming 2022. No fim do dia, apenas as quatro equipas acima mencionadas continuam na luta pelo título nacional.
A primeira eliminatória do dia colocou frente a frente os conjuntos de CS Marítimo K1CK e Belenenses SAD. Com a garantia de que um emblema vai suceder ao SC Braga enquanto vencedor da prova, não havia ainda a garantia de que não pudesse haver uma cara repetida, mas os azuis venceram por 3-1 e afastaram Bernardo “Bernasfigue5” Figueiredo — campeão na época passada ao serviço dos arsenalistas — de voltar a meter as mãos na taça.
No primeiro encontro, Diogo “DiogoPeyroteo9” Peyroteo mediu forças com Diogo “Somosnos” Brás e acabou por conseguir uma vantagem magra, mas crucial. O jogador da Belenenses SAD marcou primeiro, viu o adversário chegar ao empate, mas aproveitou um momento menos positivo de Somosnos na defesa para assinar o 2-1 final. Na segunda partida, Bernasfigue5 teve de correr atrás do prejuízo, mas não conseguiu contornar Rafael “Rafan1k” Nunes, que soube gerir o resultado e ainda aumentou o agregado com uma vitória por 1-0.
Olá meias finais!✌️
Ainda temos uma palavra a dizer.
Jogo a jogo, passo a passo…#Golaranjinhas #torresdebelem pic.twitter.com/550P6OoXyO— GeekCase eSports (@GeekcaseeSports) May 14, 2022
A Belenenses SAD conheceu de imediato o adversário nas meias-finais, já que Gil Vicente FC SAW e FC Arouca by Quest foram os segundos a entrar em palco. Num jogo muito animado, Rafael “RafaMonteiro09” Monteiro esteve por duas vezes em vantagem, mas em ambas não teve resposta para a reação de Tiago “TiagoAraujo10” Araújo, que não só chegou ao empate, como ainda arrancou para um triunfo por 4-2.
Os dois golos de vantagem davam algum conforto à turma arouquense, mas Tiago “Darkley11” Pires ainda poderia reverter o resultado diante de Júlio “marqzou” Lourenço. O jogador gilista ainda se colocou em vantagem, mas um erro defensivo custou caro e marqzou aproveitou para igualar as contas. Na reta final, Darkley11 ainda chegou ao 2-1 com que terminou o embate, não tendo tempo para alcançar um terceiro golo que enviasse o embate para o prolongamento.
A segunda meia-final começou a desenhar-se com o triunfo do Moreirense FC EGN diante do Estoril Praia. Diogo “licapu7_” Silva entrou a todo o gás e colocou-se em vantagem desde cedo perante Pedro “Peter16” Gonçalves. O jogador cónego parecia ter o encontro sob controlo, mas não conseguiu fazer o segundo golo e Peter16, na segunda parte, aproveitou um dos poucos lances de ataque para empatar. Novamente a ter de assumir as despesas, licapu7_ foi à procura e foi feliz, conseguindo o 2-1 que deu vantagem aos minhotos para a segunda partida.
O primeiro já está, campeões! ⚡️
Cada vez mais perto do troféu da #Eliga by @ligaportugal! 🏆⚽️ @licapu7
⚽️ @rikhard11_
💁♂️ @AriesPlss
💁♂️ @ppcosta23 #BeEGN #BeTheHive @PcComponentesPT pic.twitter.com/K4I5gDmw8L— EGN Esports (@EGNesports) May 14, 2022
Um dos maiores goleadores da eLiga Portugal, Diogo “diogo_silva33” Silva tinha a missão de operar a reviravolta frente a João “rikhard11” Lourenço e conseguiu o melhor arranque possível, ao fazer o 1-0 ainda antes que o jogador do Moreirense FC EGN tivesse tocado na bola. Com tudo empatado, rikhard11 estabilizou depois o seu jogo e conseguiu o empate ainda na primeira parte, com alguma felicidade. A partir daí, o jogador minhoto soube gerir a vantagem magra e o resultado não mais se alterou.
Para fechar os quartos de final estava programada a reedição da final da Taça eLiga Portugal entre FC Vizela FTW e eFCPorto Soccersoul. Os vizelenses, derrotados nessa final, entraram com todo o gás para vingar o desaire e Bruno “Dallano” Dias sufocou Tiago “tcosta26” Costa nos primeiros 45 minutos para construir uma vantagem de 2-0. A segunda metade trouxe uma ligeira melhoria do jogador portista, suficiente para fazer o 2-1 que deixou tudo em aberto.
A segunda partida foi discutida por Rodrigo “FTW_Rodrigo” Marques e João “JPeres99” Peres. O jogador azul e branco esteve a controlar durante grande parte do encontro e conseguiu mesmo confirmar a reviravolta na eliminatória com o 2-0 já a menos de 30 minutos virtuais do final. Contudo, FTW_Rodrigo, que não estava a conseguir um bom jogo até então, aproveitou um erro portista para fazer o 2-1 e voltar a empatar o agregado. Poucos instantes depois, o jogador do FC Vizela FTW conseguiu arranjar espaço na defesa dos dragões para fazer o 2-2 que valeu ao conjunto do Norte a presença nas meias-finais.
A prova regressa este domingo para os últimos capítulos. Belenenses SAD e FC Arouca by Quest vão discutir um lugar na final da eLiga Portugal, enquanto que a outra meia-final opõe o Moreirense FC EGN ao FC Vizela FTW.