FASHR
Fotografia: Adela Sznajder/ESL

fnatic está de regresso ao top 8 de um Major pela primeira vez em quase cinco anos. No IEM Rio Major 2022, a organização britânica fez o regresso ao maior torneio de CS:GO do Mundo, depois de ter estado ausente dos últimos três, e conseguiu esta segunda-feira o apuramento para a Champions Stage.

Segunda organização no Mundo com mais presenças em torneios Major (15), a par da NIP, a fnatic esteve pela última vez no top 8 de um torneio desta categoria em janeiro de 2018, no ELEAGUE Major: Boston 2018. Nos Estados Unidos, um lineup ainda totalmente sueco iniciou a prestação na Legends Stage e, apesar da derrota inaugural frente a FaZe, deu a volta à situação com triunfos sobre Virtus.proAstralis. Uma segunda derrota, desta feita perante a NAVI, obrigou a fnatic a jogar o quinto encontro, onde se apurou ao vencer a Gambit.

A equipa contava com os lendários Jesper “JW” Wecksell e Robin “flusha” Rönnquist, hoje colegas de equipa mas na EYEBALLERS, e estreou-se na Champions Stage com um encontro perante a SK Gaming, de Gabriel “FalleN” Toledo e Marcelo “coldzera” David. Numa grande série, a fnatic chegou a estar em vantagem, mas acabou derrotada e afastada nos quartos de final de um Major que veio a ser ganho pela Cloud9.

lineup da fnatic no ELEAGUE Major: Boston 2018 era composto por:

Jesper “JW” Wecksell
Jonas “Lekr0” Olofsson
Freddy “KRIMZ” Johansson
Maikil “Golden” Selim
Robin “flusha” Rönnquist

Daí em diante, quase cinco anos passaram. A organização sofreu inúmeras trocas no lineup e o cenário competitivo de CS:GO é hoje totalmente diferente. Ao fim de três ausências consecutivas em Majors, uma fnatic agora internacional está de volta aos grandes palcos e da equipa que atingiu os quartos de final em Boston sobra apenas Freddy “KRIMZ” Johansson. Num Major cheio de surpresas no Rio de Janeiro, certamente haverá espaço para sonhar no lado da organização britânica, que conta com três títulos em torneios Major, menos um do que a recordista Astralis.