Queres fazer um filme de DoD:S / CS:S ? Lê isto !

Discussão sobre Half Life Day of Defeat: Source

Queres fazer um filme de DoD:S / CS:S ? Lê isto !

Postby erroRz- » Sat Jun 30, 2007 3:14 am

Entao é o seguinte,

A primeira coisa a fazer antes de começar mesmo a coisa, é pôr os gráficos da tua placa gráfica com os settings no máximo. Convém também teres os drivers da tua placa gráfica actualizados, de forma a obteres uma melhor performance por parte desta.

Se tens uma placa da ATi, poderás fazer download de um vídeo tutorial em que te explica passo a passo como faze-lo, clica aqui.

Se tens uma placa da Nvidia, segue então os seguintes passos:

ImageImageImageImage

Ok, seguinto isto, o primeiro objectivo é arranjar uma config que te coloque os settings do DoD:S/CS:S todos no seu nível máximo.

Agradeço que se alguem as tiver, por favor me indique de forma a eu editar este post e colocar o link para se fazer download.

Nunca se esqueçam de guardar os vossos ficheiros de origem noutro sítio de forma a que se ouver algum problema teêm sempre um backup.

Depois de terem colocado a config nas pastas indicadas, iniciem o vosso DoD:S / CS:S .

Se as vossas configs forem realmente boas, elas já fazem tudo e mais um par de botas. Mas se não, abram a vossa consola e deverão então fazer isto:

host_framerate 90/120 Default é 0, isto é basicamente os vossos FPS's de captura. Ou seja, se meterem 30 (que é por exemplo os FPS do Fraps) ele vai capturar a 30 FPS. Se meterem 60, ele captura 60, e por aí adiante. O recomendável é 90 ou 120. A diferença é pouca, nota-se mais no espaço em disco, se tiverem pouco, optem pelo o 90, se tiverem muito ou razoável, optem pelo 120. Qual é a diferença entre 30 e 120 ? Noto duas coisas. A primeira é que a qualidade NÃO TEM NADA haver. Qualidade de 30 FPS é bastante inferior a uma qualidade de 120 FPS. E por exemplo, ao editar se fizeres um slowmotion com uma captura de 30 FPS vai ficar bastante lento mesmo, ao contrário de 120 que fica fluido.

hideradar 0 Default é 1, e como é obvio vai esconder o radar.

hud_saytext_time 0 Default é 12, e isto vai tirar as mensagens escritas no "chat" durante o jogo.

cl_showhelp 0 Default é 1, e isto tira aquele texto que diz "You Killed an Enemy". Digamos que é chato estar sempre a aparecer aquilo..

mat_hdr_enable 0/1 Isto depende muito do vosso computador. Para aqueles que teêm grandes bombas, com artilharia pesada em processador e placa gráfica é sempre bom ter ligado, pois tem mais qualidade de imagem. Mas para aqueles (tipo eu) que apenas teêm algo com que se contentar, podem usar 0.

Pronto, vistos estes comandos, façam "playdemo nomedavossademo" e carreguem Enter.

Para vos dar uma pequena ajuda e tal como no CS 1.6 por exemplo, o DoD:S / CS:S teêm uma pequena "tool" que vos pode ajudar e muito. Abram a vossa consola e escrevam "demoui" .

Image

Image

Reparam então que este comando abre uma janelinha pequena, com uns pequenos botõeszinhos. Em princípio, só vos vai interessar, o "Tick". O "Tick" é basicamente o frame da vossa demo. Se voçês estão a ver uma demo e teêm uma frag que vos agrada, apontem o "Tick" numa folhinha para mais tarde se lembrarem, em vez de estarem a ver a demo toda de novo, vão directamente pelo "Tick".

Agora vamos á parte que interessa. Voçês chegam a uma parte em que tem uma frag que voçês querem capturar. No Demoui, existe o botão de Resume/Pause. Carreguem Pause. Depois disto, abram a consola e escrevam, host_framerate 90 ou 120. Voçês não necessitam de ter sempre o host_framerate a 90/120 até porque assim vai levar imenso tempo a ver a demo. Pode estar a 0 e na altura da captura é q passa para 90/120.

Depois de terem o host_framerate a 90/120, escrevam também na consola, startmovie onomedoclip avi . Isto vai dizer ao DoD:S / CS:S para gravar TODOS os frames apartir daquele momento a 90/120 FPS. Vai também aparecer uma pequena janela a perguntar-vos qual é o tipo de codec que vocês querem capturar. NUNCA escolham XVID/DIVX. Porquê ? O Vegas não lê, DIVX/XVID. E também teriam uma qualidade de merda. Optem sempre por Uncompressed ou Huffyuv (aconselho mais este porque podem poupar espaço em disco).

Depois de escreverem "startmovie nomedoclip avi" carreguem Enter. E façam Resume na janelinha do Demoui. Pronto, agora ele vai ficar a capturar.. a capturar.. até que chega a altura de parar de gravar.

Abram novamente a consola, e escrevam endmovie. Isto vai dizer ao DoD:S / CS:S para parar de gravar, obviamente.

Ok pronto, o processo é este, mas já chega de capturar por hoje. Saiam do vosso DoD:S / CS:S .

E agora, como vamos editar isto ? Windows MovieMaker ! ..

Não, claro que não. Actualmente existem programas bastante bons e bastante mais avançados que o "velhinho" Windows MovieMaker. Para os mais principiantes, o Sony Vegas é a ferramenta ideal. Para os que se sentem mais á vontade em termos de edição, temos também o Adobe After Effects.

Falando então no Vegas, até porque como disse é o mais fácil e o mais comum a todas as pessoas, vão á vossa pasta do DoD:S / CS:S e arrastem o vosso ficheiro para o Vegas.

Image

Como podem ver, aquele é o meu cenário actualmente, pois estou com um projecto em mãos. Não se assustem ! lol

Pronto eu tenho ali umas layers de Video e umas layers de Som. Agora é basicamente a vossa imaginação a entrar em acção. Tentem explorar ao máximo o programa, não se fiquem apenas por efeitos que já lá estão.

Actualmente teêm bastante tutoriais para vos ajudar em algo, www.errormedia.com , www.intelligentgamemedia.com , estes dois são pertecem a portugueses, logo á partida será mais fácil tirar alguma dúvida em relação a um tutorial.

E basicamente acho que está tudo. Peço se faz favor, se alguém tiver alguma config de DoD:S que poste aqui por favor, pois eu apenas me segui pelo CS:S . Como o motor é o mesmo, penso que os comandos também o sejam.

PS: Thanks ao Never <3

cheers,

error! from www.errormedia.com
Last edited by erroRz- on Sat Jun 30, 2007 5:29 am, edited 3 times in total.
erroRz-

Postby priesto » Sat Jun 30, 2007 3:27 am

tá bonito tá... nem parece teu :lol:
priesto
Run forrest, RUUUUUUUUUN

Postby red_alert » Sat Jun 30, 2007 3:55 am

isso da para fazer com a minha 9200? =D do tipo gravar frame a frame nao exigindo portanto um pc mt potente para fazer as coisas?

se der diz qualquer coisa, senao tou condenado ate ter pc novo
red_alert
Utilizador Experiente
Utilizador Experiente

Postby erroRz- » Sat Jun 30, 2007 4:05 am

Experimenta, fecha tudo o q for programa antes e depois tenta.

É uma questao de experimentares. O PC é teu e só tu é q sabes o q ele faz.

Mas se consegues jogar, também deverás conseguir capturar :)
erroRz-

Postby Nevermind! » Sat Jun 30, 2007 4:17 am

sticky sem duvida. falei á pouco tempo co purple ele tem andado cheio de trabalho ;( e consequentes dores ao sentar.
Bom post , pá eu tinha ai umas configs uma pa mudar o hud e outra pa meter os graficos todos pipis :o se as encontrar mando pmm.
Nevermind!
Utilizador
Utilizador

Postby rasgatton » Sat Jun 30, 2007 5:54 am

bom post error :P , keep up the good work :)2
rasgatton
Utilizador
Utilizador

Postby dj_Pratinha » Sat Jun 30, 2007 9:56 pm

É bem rapaz!

Pocha acho que ganhas-te o prémio de melhor explicação..

GG, continua :wink:
dj_Pratinha
Utilizador
Utilizador

Postby eL =X= » Sun Jul 01, 2007 2:29 am

gg
eL =X=
Utilizador
Utilizador

Postby kamikazy » Sun Jul 01, 2007 4:58 pm

ou ler isto ate nao parace muito dificil mas esprementem para ver o ke é bom pá tosse...........

acabam por desistir :P
kamikazy
Utilizador
Utilizador

Postby HorseTheBand » Thu Jan 03, 2008 4:22 am

Parece impossível mas depois de tanto tempo sem steam instalado no meu pc, resolvi voltar ao dods e tentar mais tarde acabar um projecto q ficou em stand by por mais de 1 ano...
Ao vir à fraglider encontrei mesmo aquilo q precisava para conseguir acabar o tal projecto (dicas, tutoriais) e este tópico tmb me ajudou, bem antigo mas ainda com boa info.
É pena ver q o dods está mto parado a nível nacional, como os servers (nem sei se existe algum PT), ainda sou do tempo do dod 1.3, mesmo no auge com os servidores tugas smp cheios e nós à espera para entrar, bons tempos mesmo q parece q já n voltam, pelo menos tão cedo. Agora com o "tal" update ao dods pode ser q isto anime mais um pouco mas tmb vai depender da vida de cada um,a mha mudou do dia para a noite e hoje com duas filhotas bebés (gémeas) é mto difícil vir ao pc ver os emails, quanto mais dar uns tiros :wink:
Bem mas estou empenhado a terminar o video e todos os minutos ajudam.
Muito obrigado pelos post's de ajuda ao moviemaking

Abraços
HorseTheBand
Mancebo
Mancebo

Postby silver_bullet » Thu Jan 03, 2008 8:15 am

Boas, neste momento o DoD em pt não está grande cartucho mas ainda ha alguma malta que joga...tb sou do tempo em que havia 3 pubs e para entrar em 2 deles tinha de se estar uns bons minutos a tentar entrar, agora não existe nenhum, nem em 1.3 nem em Source, já se disse qualquer coisa sobre a eventual e hipotético surgir de um servidor para Source, caso se justificasse...é questão de esperar para ver, o chato é que continuo a encontrar mta mas mta gente que é tuga a jogar em servers estrangeiros...eles andam ai, é dificil é conseguir chama-los para um servidor tuga e conseguir fideliza-los...sobre o update....diz que sim mas que afinal não e nos "entretantos" talvez...começou por ser falado que era por altura do natal, agr o discurso foi que já estava quase td pronto e que os moços foramd e férias e que acabam o que falta agr no inicio do ano...mas já se sabe como é a valve.
Parabéns pelas tuas filhotas, a minha mulher volta e meia manda a dica a dizer que quer filhos, eu lá me vou esquivando com "a prática leva à perfeição", por agora preocupo-me em ir treinando :P.
Quando tiveres o movie completo ou quase podes sempre pedir algumas dicas a quem já tenha feito um de forma a poderes limares as ultimas arestas para que quando o lançares que seja realmente aquilo que queres e não uma coisa para "encher chouriços" .

Abraços
silver_bullet
Utilizador Veterano
Utilizador Veterano

Postby Pamplona » Thu Jan 03, 2008 2:58 pm

Não queres fazer o meu movie de css errorz ? :P
Pamplona
Novato
Novato

Postby HorseTheBand » Thu Jan 03, 2008 3:58 pm

Não esperava uma resposta tão rápida :-D
É verdade, nem um servidor PT e no entanto encontro tantos jogadores PT por esses servers fora...se realmente esse servidor PT fosse criado acho q teria uma boa aceitação, pelo menos da mha parte era smp o primeiro a ser visto como acontecia no dod 1.3.
"prática leva à perfeição" pode-te levar tmb à multiplicação! Não te esqueças disto, ahah!
Quando tiver algum prob com a montagem do video dou uma apitadela mas realmente n me parece q vá sair daqueles blockbusters, é só mesmo o concretizar de uma ideia que tenho dentro da mha cabeça há mto tempo e q está na gaveta há demasiado tempo!

PS:Não bebas mto café (se gostares), leva-te ao estímulo e ao fabrico de mtos mais "bichinhos" e pode ter um resultado final X2 ou X3 :wink:
HorseTheBand
Mancebo
Mancebo

Postby Purple » Thu Jan 03, 2008 5:26 pm

no que diz respeito aos servers públicos, faço de advogado do diabo.

nos ultimos tempos, antes do fraglíder mudar de instalações, os servidores (plural) andavam às moscas. Portugueses a jogar lá fora sempre houve, uns por desconhecerem os servidores nacionais, outros por opção - quer fosse pelos mapas ou por outras razões.

a comunidade há muito que havia entrado em diferendos diversos. uns queriam uns mapas, outros queriam outros, uns queriam FF on outros FF off... e em vez de haver um consenso e de se manterem a jogar juntos, a malta dispersou e cada qual joga onde e como quer.

posto isso tudo, embora não esteja de parte a hipótese de voltar a haver servidores de DoD 1.3 e DoDS no fraglíder, esta não é, compreensivelmente, uma prioridade. Até porque faz mais falta a meia dúzia dos que ainda se vão interessando em jogar juntos (ou apenas miseráveis que n têm boas ligações para servidores estrangeiros) do que à comunidade como um todo propriamente dita.
Purple
FRAGlíder
FRAGlíder

Postby HorseTheBand » Thu Jan 03, 2008 9:51 pm

Purple wrote:no que diz respeito aos servers públicos, faço de advogado do diabo.

nos ultimos tempos, antes do fraglíder mudar de instalações, os servidores (plural) andavam às moscas. Portugueses a jogar lá fora sempre houve, uns por desconhecerem os servidores nacionais, outros por opção - quer fosse pelos mapas ou por outras razões.

a comunidade há muito que havia entrado em diferendos diversos. uns queriam uns mapas, outros queriam outros, uns queriam FF on outros FF off... e em vez de haver um consenso e de se manterem a jogar juntos, a malta dispersou e cada qual joga onde e como quer.

posto isso tudo, embora não esteja de parte a hipótese de voltar a haver servidores de DoD 1.3 e DoDS no fraglíder, esta não é, compreensivelmente, uma prioridade. Até porque faz mais falta a meia dúzia dos que ainda se vão interessando em jogar juntos (ou apenas miseráveis que n têm boas ligações para servidores estrangeiros) do que à comunidade como um todo propriamente dita.

Tenho q concordar ctg sobre o q escreveste. Em relação aos servers PT de dods nunca os cheguei a ver pq na altura n tnha pc para jogar dods e só agora mais recentemente é q estou com mais regularidade no dods. Pois é pena haver essas discordâncias sobre certos promenores dos servers, fazendo com q eles realmente n sejam uma prioridade, ainda por mais com o pessoal a jogar "lá fora" e ver os servers PT às moscas...
HorseTheBand
Mancebo
Mancebo

Postby silver_bullet » Thu Jan 03, 2008 10:10 pm

O difícil está em conseguir chegar à grande parte dos tugas que joga lá fora, normalmente no servidor da frag só lá estava quem andava aqui pelo forum.
Ha um servidor de tugas que supostamente é privado mas nunca o vi com password, que apesar de ter poucas slots e não ser adminado da melhor forma e haver mais pessoal a insultar-seque a jogar, quando entra para lá alguém numa questão de 2 ou 3 minutos aquilo fica cheio.
Com uma boa escolha de mapas e boas configurações aquilo era coisa para ter malta a jogar com regularidade(ff-off ou protecção de spawn com slay, sem punish, ou se faz forgive ou não até juntar 5 e kick ou ban), até pk agr é uma altura em que se fica por casa pk está frio.

Já agora a titulo de curiosidade, quais são as prioridades ?

Abraços
silver_bullet
Utilizador Veterano
Utilizador Veterano

Postby softc0r3 » Thu Jan 03, 2008 10:24 pm

diz la kuanto tempo demoraste a fazer isto?
softc0r3
Utilizador
Utilizador

Postby HorseTheBand » Thu Jan 03, 2008 10:37 pm

Bem deixa-me lá começar a trabalhar no video, alguma dúvida faço post p me ajudarem se puderem.
Abraço
HorseTheBand
Mancebo
Mancebo

Postby Purple » Fri Jan 04, 2008 12:17 am

silver_bullet wrote:

se eu tiver voto na matéria? CoD4! Não é que eu tenha o jogo original sequer, para poder jogar num servidor oficial, mas parece-me que está em vias de ser um dos jogos a jogar em MP.

O TF2 (que n comprei pq os cabrões da valve não arranjam um pack em condições para quem já tenha o HL2 e o HL2 ep 1).

de momento fariam mt mais sentido do que um servidor de dod 1.3 ou dods.

EDIT -- http://www.fraglider.pt/forum/viewtopic.php?t=22299

chegou a haver 6 servers nacionais. lembro-me de os ver todos às moscas e ver bastante gente que na altura tinha nos Friends da Steam a jogar em servers internacionais. Só para relembrar. já agora, vou tirar o sticky desse tópico.
Purple
FRAGlíder
FRAGlíder

Postby silver_bullet » Fri Jan 04, 2008 7:48 am

Purple wrote:
silver_bullet wrote:

se eu tiver voto na matéria? CoD4! Não é que eu tenha o jogo original sequer, para poder jogar num servidor oficial, mas parece-me que está em vias de ser um dos jogos a jogar em MP.

O TF2 (que n comprei pq os cabrões da valve não arranjam um pack em condições para quem já tenha o HL2 e o HL2 ep 1).

de momento fariam mt mais sentido do que um servidor de dod 1.3 ou dods.

EDIT -- http://www.fraglider.pt/forum/viewtopic.php?t=22299

chegou a haver 6 servers nacionais. lembro-me de os ver todos às moscas e ver bastante gente que na altura tinha nos Friends da Steam a jogar em servers internacionais. Só para relembrar. já agora, vou tirar o sticky desse tópico.

No que toca ao COD4, é claramente um jogo em expansão,é barato(apesar de cá em Portugal rondar os 50€, encontra-se no www.cdwow.com a 27€ já com portes de envio), e não puxa muito pelo computador, eu tenho instalado mas é crackado.
TF2 até gostei da ideia e tal e cheguei a jogar o antigo, mas não é das coisas que me puxe mais.
Creio que um servidor de 1.3 está fora de questão, se somos poucos no dodsource no 1.3 é em vias de extinção, no entanto a haver oportunidade que se arranje um server para a malta ir dar uns tiros.

Abraços
silver_bullet
Utilizador Veterano
Utilizador Veterano

Next

Return to DAY OF DEFEAT: Source