O lote de participantes para a FPF Grande Final 2022 já está completo. As oito derradeiras vagas foram apuradas esta terça-feira, dia em que terminou o play-in da competição.

No mesmo dia em que a FPF anunciou que o torneio vai ser jogado em Guimarães, os últimos oito jogadores apuraram-se para a prova. O play-in teve a participação de 32 atletas, que não conseguiram integrar o lote de 24 que já se tinham apurado através dos resultados do Open, Digital, Christmas e Ranking Challenge.

As rondas decisivas do play-in jogaram-se esta terça-feira, depois de concluída a fase suíça que tinha começado no dia anterior e terminou já na jornada desta noite. O formato da competição implicava que os jogadores apurados para a bracket vencessem apenas mais um jogo para conseguirem o bilhete para Guimarães, exceção feita aos dois jogadores com pior seed, que ainda tiveram de jogar um encontro para averiguar qual deles ia medir forças com Afonso “afonsoferrazz03” Ferraz, que terminou a fase suíça com um registo de 5-0.

Os primeiros quatro a conseguirem a derradeira vitória para rumar a Guimarães foram Diogo “diogo_silva33” Silva, Bruno “BrunoRato_” Rato, Pedro “Lanz7nha” Lanzinha e Nuno “Barateli45” Barateli. O primeiro, jogador da 22 Esports, bateu João “JPeres99” Peres, da eFCPorto SoccerSoul, por 7-4 no agregado com mais golos.

Quanto a BrunoRato_, o jogador do SC Braga superou Diogo “DiogoPeyroteo9” Peyroteo, uma das sensações da temporada e que ainda representava o SC Farense — anunciou recentemente a entrada na free agency — nesta competição, por 4-2. Nas redes sociais, BrunoRato_ não escondeu a importância da vitória, tendo em conta que recebeu uma notícia trágica ainda antes de começar o encontro.

Mais equilibrados foram os duelos que apuraram Lanz7nha e Barateli45. O jogador do Vitória SC eliminou Gonçalo “troppez” Brandão com a margem mínima (1-0), ao passo que o treinador da Betclic Apogee voltou a “sair da reforma” para mostrar que velhos são os trapos e afastou José “Runrun18” Soares, do Sporting CP, por 2-1.

JOliveira10 eliminado

Um dos nomes fortes no play-in, João “JOliveira10” Oliveira foi surpreendido e não vai seguir para Guimarães. O jogador da TSWarrior Player esteve a meros segundos virtuais de ser afastado no tempo regulamentar, mas conseguiu o empate no agregado ao cair do pano (3-3) e enviou o encontro para prolongamento. O resultado não se alterou e a partida acabou nas grandes penalidades, onde Diogo “Diogoes10” Espírito Santo, em representação da For The Win, conseguiu confirmar a surpresa.

Apurados também para a fase final estão Filipe “KidFF” Ferreira, do FC Famalicão, e Rafael “rafan1k” Nunes, da GeekCase. O jogador famalicense bateu Bernardo “SalgueiroV” Salgueiro por 2-1, ao passo que rafan1k derrotou Hugo “lil_rato” Ramos pelo mesmo resultado.

Com uma última vaga, afonsoferrazz03 conseguiu agarrar o bilhete para Guimarães. O jogador do SC Braga triunfou sobre Daniel “danielalexcoelho” Coelho, do Boavista, mas foi obrigado a trabalho extra. Tudo parecia encaminhado para a vitória do jogador bracarense, mas um golo a cinco segundos virtuais do fim por parte do atleta axadrezado levou a partida a prolongamento, onde mais golos surgiram e o resultado caiu para o bracarense, que venceu por 5-3 no agregado.

Os apurados para a FPF Grande Final 2022 são:

Dallano jafonsogv901
RafaMonteiro09 tuga810
Darkley11 JOliveira10
MarQzou FTW_Rodrigo
BAlmeida96 TiagoAraujo10
Luca-nr1 licapu7_
Gabrielpn00 Coelho11
D70Pablo gouvy10
Duarte-Ferro rikhard11
BernasFigue5 tcosta26
Peter16 walgidio_
dfernandes066 DIOGO10FIFA
diogo_silva33 BrunoRato_
Lanz7nha Barateli45
Diogoes10 afonsoferrazz03
KidFF rafan1k

 

A FPF Grande Final 2022 disputa-se de 7 a 9 de julho, em Guimarães. Na Cidade Berço, 32 jogadores vão lutar pelo título de campeão nacional de 1v1.

Fotografia: Carolina Correia/FPF

ATUALIZAÇÃO: Notícia atualizada às 12h57 de 2 de julho com a substituição de RastaArtur por JOliveira10 na lista de inscritos.