A FTW está na grande final da nona temporada da Master League Portugal. A fénix venceu a OFFSET por 2-0 na final da lower bracket e marcou encontro com a SAW pelo título de campeã nacional.

A série arrancou em Vertigo, o mapa escolhido pela FTW. A equipa da OFFSET começou a defender e teve um bom arranque, ao vencer cinco das primeiras sete rondas. Porém, à medida que o mapa avançou, a fénix assumiu as rédeas do mesmo e colocou o T side a funcionar.

Cinco rondas consecutivas permitiram à FTW passar a liderar por 7-5, com João “story” Vieira em destaque com a AWP nas mãos. A OFFSET pediu a pausa tática e conseguiu tirar proveito da mesma no imediato, com um triple kill de Diogo “snapy” Rodrigues para estancar a hemorragia e voltar a colocar a organização de Braga no marcador.

Bruno “shellzi” Teixeira ficou a milésimos de segundo de um defuse na smoke para empatar o mapa, mas Diogo “DDias” Dias conseguiu encontrar o adversário na hora exata e garantiu a vitória da FTW na primeira metade. A OFFSET usou as poupanças que restavam para trazer um último buy na 15.ª ronda, mas não teve sucesso e a primeira parte terminou com um 9-6 a favor da fénix.

O pistol round da segunda parte era extremamente importante para as aspirações da OFFSET e a equipa voltou a saber o que fazer com as pistolas. O bombsite B foi o escolhido para o ataque e José “shr” Gil liderou a armada com três kills importantes para abrir caminho a uma série de rondas que levou ao empate (9-9).

A OFFSET ainda conseguiu passar mesmo para o comando do encontro com o 10-9, mas a fénix estabilizou a sua defesa a partir desse momento e fechou a porta a todas as iniciativas adversárias nos momentos que se seguiram. A FTW chegou ao 13-10 e a OFFSET, quando parecia já não ter ideias, pegou nas pistolas e acelerou o ritmo do jogo para tirar mais uma ronda no bombsite B e reentrar no mapa. Porém, a tentativa de recuperação tardia ficou curta e a FTW venceu o mapa por 16-12.

OFFSET ameaçou recuperação, mas deu FTW

Inferno arrancou com a OFFSET a procurar um split para o bombsite B no pistol round. Contudo, a equipa de snapy esbarrou em story na zona do arco e o AWPer da fénix fez um rápido triple kill de USP-S para selar a primeira ronda. O pontapé de saída estava dado e a FTW arrancou para uma série de seis rondas apenas interrompida por uma entrada bem sucedida da OFFSET no bombsite A.

A FTW voltou à carga na ronda seguinte e fez o 7-1, o que obrigou a OFFSET a ter que forçar na ronda seguinte. No entanto, à semelhança do que aconteceu na única ronda que tinha ganho até então, a organização bracarense contou com uma double kill de shellzi, desta vez para abrir o bombsite B.

Com duas rondas consecutivas, a OFFSET quebrou a economia adversária e parecia encaminhada para entrar finalmente no mapa, mas caiu para uma ronda em que a fénix tinha apenas pistolas. O marcador passou a assinalar o resultado de 8-3 e foi a FTW a recuperar o controlo dos acontecimentos. Um 1v3 ganho por shr ainda deu uma quarta ronda à OFFSET, mas a FTW chegou ao intervalo a vencer tranquilamente por 11-4.

Os campeões nacionais precisavam de um grande momento para regressar à discussão da série e esse momento chegou no pistol round pelas mãos de snapy. O IGL da equipa assumiu as despesas e rubricou um ace para dar uma ronda muito necessária à sua equipa.

Ainda assim, a OFFSET tinha uma montanha para escalar, mas fê-lo ronda a ronda para chegar ao 11-10. Só ao fim dessa longa série de rondas dos campeões é que a FTW conseguiu o seu primeiro ponto no lado ofensivo do mapa para se manter na liderança. Este ponto, no entanto, acabou por ser muito importante, já que a fénix quebrou a resistência adversária e não voltou a perder o controlo do encontro. O mapa terminou com um 16-10.

A grande final da Master League Portugal vai disputar-se ainda este domingo e opõe a FTW à SAW, com a garantia de uma nova campeã nacional. A equipa de Christopher “MUTiRiS” Fernandes parte com um mapa de vantagem, tendo em conta que vem da upper bracket.