A fase de grupos da ESL Pro League S16 terminou este domingo com FURIA e Liquid a conseguirem os últimos dois lugares nos play-offs. A equipa brasileira venceu a Evil Geniuses, ao passo que os norte-americanos colocaram um ponto final na série invicta da Cloud9 para se manterem na prova.

A FURIA precisava de vencer apenas um mapa para garantir o apuramento, mas não deixou margem para dúvidas: venceu os dois primeiros para fechar a série perante a Evil Geniuses. Apesar de ter visto o adversário conseguir oito rondas no T side de Overpass, a equipa sul-americana fez uma segunda metade ainda melhor e “roubou” o mapa adversário com um 16-11.

Já com o apuramento garantido, a equipa brasileira terminou o dia da melhor forma, ao vencer em Nuke por 16-12 para confirmar o 2-0. À mesma hora, a Eternal Fire também vencia a Movistar Riders por 2-0, com 16-9 em Vertigo e 16-5 em Overpass, e ainda sonhava com o apuramento. Para isso, a equipa turca precisava de um triunfo da Cloud9.

No entanto, não foi isso que aconteceu. A depender apenas de si, mas a precisar de vencer uma equipa que até então não tinha cedido qualquer mapa na competição, a Liquid colocou mãos ao trabalho e começou por vencer Inferno, mapa que escolheu, por 16-10.

O segundo mapa, escolhido pelos russo, foi Overpass e a primeira metade dos norte-americanos não foi perfeita, já que conseguiram apenas uma vantagem de 8-7 no CT side. Porém, foi no lado teoricamente mais difícil que a Liquid completou a tarefa. Apesar de algumas dificuldades para fechar o mapa, após ter desperdiçado três match points no tempo regulamentar, a equipa de Nick “nitr0” Cannella conseguiu recompor-se no prolongamento e atingir o 19-17 e respetivo apuramento.

A classificação final do grupo D da ESL Pro League S16:

Classificação Equipa Registo Diferença de Rondas Pontos
1.º  Cloud9 4-1 47 12
2.º  FURIA 4-1 38 12
3.º  Liquid 3-2 12 9
4.º  Evil Geniuses 2-3 -7 6
5.º  Eternal Fire 2-3 -16 6
6.º  Movistar Riders 0-5 -74 0

 

A fase de grupos da ESL Pro League S16 chegou desta forma ao final. Os play-offs arrancam já esta terça-feira com os dois primeiros BO3. As partidas estão agendadas para as 14h30 e 18 horas.