G2 e a Heroic garantiram esta segunda-feira (29) o acesso aos play-offs da IEM Dallas 2023. No primeiro dia de prova, que se estendeu pela madrugada, as duas equipas garantiram o acesso à final da upper bracket do grupo A e a presença num dos dois primeiros lugares, pelo que já têm bilhete para a fase seguinte.

A equipa de Nikola “NiKo” Kovač começou por derrotar a Nouns, equipa da casa, por uns convincentes 16-5 em Inferno. Esta vitória inicial deu à G2 a oportunidade de jogar um BO3 pelo apuramento para a final da upper bracket — e para os play-offs — frente à OG, que tinha batido a FURIA na estreia por 16-14. A série acabou por ser completamente desequilibrada e terminou com a G2 a vencer por 2-0, cortesia dos parciais de 16-2 em Mirage e 16-9 em Inferno.

A Heroic, por outro lado, fez o mesmo caminho mas pela parte superior da árvore. Os dinamarqueses estrearam-se com um sólido 16-9 perante a 9z e marcaram de seguida encontro com a MOUZ, que bateu a fnatic por 16-9. Agora em BO3, os nórdicos não tiveram dificuldades de maior para derrotar o quinteto internacional e fecharam a série com parciais de 16-6 em Mirage e 16-10 em Overpass.

fnatic e Nouns eliminadas

O dia não terminou sem as primeiras duas eliminações do torneio, no caso as de fnatic e Nouns. Se o afastamento dos norte-americanos às mãos da FURIA não surpreende, já a fnatic pode dizer-se que foi surpreendida pela 9z num BO3 de eliminação.

Sem Freddy “KRIMZ” Johansson e com Patrik “f0rest” Lindberg a jogar como stand-in, a equipa internacional seria ainda assim favorita à vitória perante os sul-americanos. O que é certo é que a 9z entrou na série com uma vitória por 16-14 em Nuke e, mesmo depois de deixar cair Overpass por 12-16, teve a força mental para dar reset e superar o adversário em Ancient por 16-9.

No caso do embate entre FURIA e Nouns, a história não existiu. A equipa brasileira venceu de forma clara, com parciais de 16-4 em Inferno e 16-3 em Anubis, e garantiu a continuidade em prova.

Resultados desta segunda-feira no Grupo A:

Primeira ronda:
Heroic 16-9 9z
fnatic 9-16 MOUZ
FURIA 14-16 OG
G2 16-5 Nouns

Meias-finais UB:
Heroic 2-0 MOUZ
OG 0-2 G2

Primeira ronda LB:
9z 2-1 fnatic
FURIA 2-0 Nouns

FaZe e ENCE lutam pelo apuramento no Grupo B

O Grupo B também iniciou esta segunda-feira, ainda que apenas com a ronda de abertura em formato BO1. A FaZe teve um desafio bem mais difícil do que o esperado, mas ainda assim superou a Evil Geniuses por 19-17, em Mirage, e acedeu às meias-finais da upper bracket, onde vai jogar pelo apuramento para os play-offs.

A separar a equipa de Finn “karrigan” Andersen de um lugar na fase seguinte está a ENCE. O quinteto internacional bateu a Complexity por 16-7 em Nuke e vai medir forças com a FaZe esta terça-feira (30) num encontro BO3.

Mais abaixo na árvore, a Astralis causou surpresa ao enviar a Liquid para a lower bracket. Os dinamarqueses venceram por 19-17 em Overpass e vão jogar pelo apuramento com a Cloud9, que arrasou a Grayhound por 16-2 em Ancient.

Resultados desta segunda-feira no Grupo B:

Primeira ronda:
FaZe 19-17 Evil Geniuses
ENCE 16-7 Complexity
Liquid 17-19 Astralis
Cloud9 16-2 Grayhound

Esta terça-feira, o Grupo B vai despedir-se também das primeiras duas equipas. A Evil Geniuses defronta a Complexity em duelo de eliminação e a Liquid mede forças com a Grayhound. Na luta pelo apuramento, para além do duelo entre FaZe e ENCE, há ainda um confronto marcado entre Astralis e Cloud9.