Fotografia: Michal Konkol/BLAST

G2 apurou-se esta sexta-feira para as meias-finais da BLAST Premier: World Final 2022, em Abu Dhabi. A equipa europeia bateu a Vitality por 2-1 (16-3 Nuke, 15-19 Vertigo, 16-11 Anubis) nos quartos de final e marcou encontro com a FaZe por um lugar na grande final.

O primeiro mapa não teve praticamente história. A pick de Nuke por parte da G2 acabou por se revelar muito proveitosa para a equipa de Rasmus “HooXi” Nielsen, que atropelou por completo a Vitality e venceu por 16-3. Apesar de ter começado no T side, as 12 rondas conseguidas abriram caminho a uma vitória fácil da equipa europeia.

A formação capitaneada por Dan “apEX” Madesclaire tinha que dar a resposta em Vertigo, mapa que escolheu, se queria continuar na luta pelas meias-finais da competição. Ao pistol round ganho pelo adversário, a Vitality respondeu com o force buy para colocar três em sequência e ficar na liderança no T side.

A G2 recompôs-se e venceu as quatro seguintes para retomar o comando das operações, mas logo a seguir surgiu a maior série consecutiva até então: seis de uma assentada para a Vitality, que ficou a liderar por 9-5. A derradeira ronda da primeira parte caiu para o lado da equipa de Ilya “m0NESY” Osipov, mas as nove rondas na ofensiva eram um resultado muito positivo para a equipa que escolheu o mapa.

A entrada da G2 na segunda parte, no entanto, foi avassaladora. Novo pistol round para a equipa de Nikola “NiKo” Kovač e seguiram-se mais seis rondas de forma consecutiva. Num abrir e fechar de olhos, não só a desvantagem de 6-9 estava apagada, como a G2 passou a liderar por 13-9.

Finalmente a Vitality encontrou o seu ritmo no lado defensivo e iniciou a recuperação, mas não se livrou de enfrentar dois match points. Ambos foram, porém, eliminados e as duas equipas seguiram para o prolongamento, no qual a equipa de apEX conseguiu forçar o terceiro mapa.

Tudo se resolveu no mais recente mapa a ser adicionado à map pool, Anubis. Apesar do primeiro par de rondas ter sido ganho pelo CT side da G2, o melhor arranque foi da Vitality, que chegou a liderar por 7-3 no T side e parecia a caminho de uma grande primeira parte. No entanto, uma boa reação da equipa de HooXi na reta final da primeira metade levou a que o encontro chegasse ao intervalo com vantagem mínima para o conjunto franco-dinamarquês (8-7).

Na segunda parte tudo colapsou para a Vitality. Num mapa que tem revelado tendência para favorecer quem ataca, foi isso mesmo que aconteceu. Um T side muito bem trabalhado pela G2 rendeu um parcial de 9-3 e a reviravolta no marcador.

Perante este cenário, a equipa de NiKo segue em frente em Abu Dhabi e vai disputar um lugar na grande final do último evento do ano no circuito BLAST. Este sábado, G2 e FaZe medem forças a partir das 15 horas.