Fotografia: Michal Konkol/Riot Games

Antes do arranque da primeira edição do VALORANT Game Changers, em Berlim, a G2 fez questão de publicitar a prova referindo-se à mesma como “House of Gozen”. Este domingo, a formação da G2 Gozen fez questão de mostrar que não era só conversa e arrecadou o título de campeã da primeira edição, ao bater a Shopify Rebellion por 3-2 (9-13 Pearl, 9-13 Bind, ).

Numa final entre regiões EMEA e NA, foi a equipa da Shopify Rebellion — teve uma caminhada de encantar na lower bracket — a aproximar-se primeiro do troféu e de surpreender a poderosa G2 Gozen, mas as europeias puxaram dos galões e operaram a primeira recuperação de uma desvantagem de 0-2 num BO5 em toda a história do VCT.

A equipa de Julia “juliano” Kiran arrancou forte em Pearl, ao vencer as primeiras quatro rondas. No entanto, assim que a Shopify Rebellion encontrou a fórmula, destruiu por completo as aspirações das adversárias. Kayla “flowerful” Horton foi uma dor de cabeça para a G2 Gozen com a sua Chamber e conduziu as norte-americanas a uma vitória por 13-9.

A série seguiu para Bind e a Chamber de flowerful voltou a ser de extrema importância para o desfecho. Apesar de a G2 Gozen estar a liderar ao intervalo, a segunda parte foi recheada de erros por parte da equipa europeia, que acabou a vencer apenas duas rondas. O resultado? Novo 13-9 e a Shopify Rebellion a adiantar-se por 2-0 e a ficar com três chances para conquistar a prova.

G2 Gozen fez magia acontecer

Entre a espada e a parede, a G2 Gozen recuperou o foco e pareceu de repente uma equipa totalmente nova. De mentes revigoradas, as jogadoras lideradas por juliano entraram em Ascent com a corda toda e venceram as primeiras dez rondas de forma consecutiva. Michaela “mimi” Lintrup puxou a si a responsabilidade e, após dois mapas mais apagados, apontou 22 kills para conduzir a equipa a uma vitória por 13-3.

Se ainda não era hora para soar o alarme na equipa norte-americana, não demorou muito a que isso mudasse. Em Icebox, a G2 Gozen continuou sedenta e apagou por completo a Shopify Rebellion do encontro. Num pestanejar, as europeias fecharam o quarto mapa com um 13-2 e começaram a tornar a reviravolta uma realidade.

O que até então estava a ser uma série perfeita por parte das norte-americanas, de repente deu uma volta completa. O terceiro e quarto mapas foram completamente avassaladores por parte de uma rejuvenescida equipa da G2 Gozen, que uma vez mais não tirou o pé do acelerador em Breeze, o mapa decisivo (e no qual a equipa de juliano não perdia desde outubro de 2021). Petra “Petra” Stoker e Maryam “Mary” Maher assumiram papel de protagonismo e a equipa aproximou-se do troféu com um 9-3 na primeira metade. Na etapa complementar, rapidamente o emblema da EMEA fechou o encontro com o 13-5.

Depois de uma série de vitórias na região EMEA, a G2 Gozen apresentou-se como uma força dominadora perante o restante mundo do VALORANT. A equipa europeia arrecadou o prémio de 180 mil dólares reservado ao conjunto vencedor, ao passo que a Shopify Rebellion levou para casa 110 mil dólares.