IMO by: Fábio “farpas” Candeias

Este artigo não demonstra necessariamente a posição e atitude do Fraglider™ e todos os seus parceiros perante o assunto em discussão, sendo apenas cedido espaço e tempo de antena ao seu autor.


Gestão dos eSports

A propósito dos últimos acontecimentos, de determinados comentários que levantaram certa polémica e “acordaram” assuntos adormecidos, e também porque só vejo indivíduos a criticar e poucos a fazer para que as coisas mudem, decidi escrever um artigo de carácter crítico, mencionando várias situações, problemas e quem sabe, de certa forma possíveis resoluções. Todo com base em conhecimentos pessoais a nível de gestão de marketing, de projectos e de patrocínios, deixo-vos a minha perspectiva integrada sobre gestão dos jogos electrónicos, nada mais nada menos que uma junção de vários tipos de gestão.

O artigo não é de todo pequeno, mas para todos aqueles a que este assunto interessa, acho que é tempo perdido numa leitura que vale a pena, pelo menos tudo farei para ser directo e conciso no que pretendo transmitir. Qualquer erro ortográfico ou de sintaxe bem como todo este texto é da minha inteira responsabilidade. Espero que gostem.

» Parte 1: Gestão de Organizações de Jogos Electrónicos

De uma forma mais ou menos atenta, penso que todos os que gostam de acompanhar as novidades da comunidade dos desportos electrónicos nacional, já se aperceberam que poucas são aquelas organizações que conseguem ter os seus quadros estáveis. As razões são variadíssimas, desde os responsáveis da direcção a queixarem-se de falta de profissionalismo por parte dos jogadores não cumprindo o acordado ou, no caso dos jogadores, queixarem-se que as organizações não cumpriram a palavra dada para com eles.

» Parte 2: Gestão dos Patrocínios

Um tema de que todos se acham com o dom da sabedoria, mas que a maior parte não tem o mínimo de noções básicas. Antes de mais, vamos lá definir patrocínio: “Ferramenta de comunicação segundo o qual o patrocinador adquire direitos de comunicação e promoção associados à imagem de determinado projecto ou evento, garantindo contrapartidas financeiras ou logísticas ao promotor desse mesmo projecto ou evento”. Irei falar então de gestão de patrocínio apenas direccionada para as organizações de jogos electrónicos, por isso, irei argumentar e referir exemplos apenas direccionados a estes.