A GTZ Bulls garantiu esta segunda-feira a primeira vitória no shoot-out da nona temporada da Master League Portugal, ao bater a Panthers por 2-0. Os touros continuam na upper bracket, agora com encontro marcado com a ORO. As panteras, por sua vez, vão jogar pela permanência na competição.

A série arrancou em Ancient, mapa escolhido pelos touros. Apesar das primeiras duas rondas terem caído para a Panthers, a GTZ Bulls respondeu bem e o momento do encontro foi alternando. Porém, a ponta final da primeira parte foi mais forte por parte dos touros, que venceram cinco rondas de uma assentada para se adiantarem por 9-6.

O pistol round da segunda parte caiu para a GTZ Bulls, que aumentou ainda mais a diferença e agora do lado mais favorável do mapa. O controlo conseguido desde início no lado defensivo pelos touros nunca foi contrariado pela Panthers, pelo que o mapa terminou mesmo com um 16-6 no placard.

A série seguiu para Dust2, mapa escolhido pelas panteras, e as melhorias da equipa de Rui “RIZZ” Lima foram imediatas, de tal forma que a Panthers não demorou muito tempo a ficar perto de igualar as seis rondas conseguidas no primeiro mapa. Depois de ter ganho cinco das primeiras seis rondas, as panteras viram a GTZ Bulls reduzir para 2-5, mas foram de imediato capazes de dar reset à economia adversária e aproveitaram-se da situação para chegar ao 7-2.

Do lado teoricamente mais favorável do mapa, os touros precisavam urgentemente de colocar rondas no marcador e conseguiram mesmo chegar ao intervalo com a desvantagem mínima (7-8). Contudo, a diferença voltou a crescer no arranque da segunda metade, com as primeiras duas rondas a caírem para o lado da Panthers. A resposta da GTZ Bulls surgiu na primeira ronda com rifles e resultou no 8-10, que abriu caminho ao confirmar da recuperação dos touros.

Apoiada numa economia mais estável, a equipa de José “linko” Duro não só chegou ao 10-10, como passou para a frente do marcador com uma saída rápida no long que desfez por completo a defesa da Panthers. Com a economia CT frágil, a GTZ Bulls não precisou de ganhar muitas buy rounds para se colocar perto do triunfo. Quando a Panthers conseguiu voltar a comprar já enfrentava um 10-12 e os touros chegaram à 13.ª ronda com um split para o bombsite B.

Com duas armas salvas, a Panthers pôde voltar a comprar e conseguiu ir buscar uma 11.ª ronda preciosa para se manter na discussão do embate. Em rondas sempre muito equilibradas, a Panthers conseguiu empatar o encontro no 13-13, mas perdeu todas as armas no processo e a economia continuava frágil. Por isso mesmo, a 27.ª ronda era decisiva para as panteras e a GTZ Bulls – com uma economia muito mais saudável – sabia disso. Os touros foram mais fortes nesse momento e terminaram mesmo o mapa (e a série) com um 16-14.

A vitória desta segunda-feira coloca a GTZ Bulls no caminho da ORO, que venceu a Fourteen Esports no primeiro encontro da jornada. As raposas, por outro lado, vão defrontar a Panthers na lower bracket, naquela que é a última chance para as duas equipas de continuarem na Master League Portugal.