Com o aparecimento do DOD: Source a comunidade de Day of Defeat ficou dividida. O que é certo é que, neste momento, cada vez mais força tem o Source na generalidade, e em particular no DOD, a versão em causa está, a pouco e pouco, a atingir o antigo motor, sendo cada vez mais os que abandonam o DOD 1.3 e se dedicam ao novo jogo.
Claro que a evolução trás o aparecimento de equipas. A mais recente é composta por um grupo de gente bem conhecida e são os |E|scuteiros.
Fomos falar com o “Clan líder, General e Supremo Senhor Absoluto Auto-Proposto” PuRpl3 para sabermos um pouco mais sobre este projecto.
FRAGlíder – Olá, poderias começar por te apresentares?
PuRpl3 – Olá. Sou um gamer dos antiguitos, já. Comecei há bastantes anos, no CS. Joguei pelos K9 e, quando estes acabaram, deixei gradualmente o CS. Passei a dedicar-me ao DoD, na altura ainda na versão 3.1b. Lá, passei por alguns projectos como os bK, index, utilpost, até assentar armas e bagagens nos Easy-Company, onde estive até ao fim dos meus dias competitivos no 1.3. É que um gajo casa-se, começa a trabalhar e o tempo não dá para tudo. Agora nasceu este projecto, num outro jogo e partindo já de moldes mais flexíveis, dada a vida pessoal dos seus membros.
FRAGlíder – Já no DoD Source, certo?
PuRpl3 – É. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. O DoD 1.3 é um jogo morto. Não saem novos desenvolvimentos. O Source apareceu e criou um jogo novo. Não foi pacífico e muitos detestaram as mudanças, mas aos poucos, grande parte da antiga comunidade se vai rendendo ao novo jogo. Exige algum investimento, porque as velhas máquinas que serviam para o 1.3 ficam muito aquém do necessário para o Source. Mas há outra motivação. O jogo continua tacticamente exigente, rápido, a exigir muito trabalho de equipa e é um jogo dinâmico, ainda a procurar o seu ponto de equilíbrio, mas mantendo aquela que tem sido a tradição do DoD: a comunidade tem voz activa nos futuros desenvolvimentos do jogo. Exemplo disso são as mudanças que serão impostas no update previsto para a próxima semana.
FRAGlíder – Que incluem dois novos mapas, não é?
PuRpl3 – Certo. Mas não só. São também dois novos estilos de jogo além do CTF. Para além disso, há também algumas mudanças gráficas e no comportamento das armas.
FRAGlíder – E como surgiram então os |E|scuteiros?
PuRpl3 – Bem, há malta que foi migrando da 1.3 para o Source e que ainda não tinha uma base competitiva sólida, porque os seus antigos clans não migraram em bloco. Assim, juntando alguns elementos dos EC, dos P6 e de outros macambúzios, fez-se uma equipa de malta que se conhecia, que gosta de jogar junta e, sobretudo, de conviver. Alguns nem sequer eram jogadores de Source, mas foram ficando e agora é difícil vermo-nos livres deles.
FRAGlíder – E a escolha do nome?
PuRpl3 – É reflexo daquilo que somos. No DoD não há campers. Há defesa de objectivos. Mas, obviamente, podemos defendê-los montando uma pequena tenda e assando marshmallows e sardinhas. E nós gostamos disso. E do contacto com a natureza. E do Baden Powell.
FRAGlíder – Mas tens que reconhecer que a escolha do nome e da tag parece acarretar demasiadas semelhanças com os |F|uzileiros, que também têm uma divisão de DoD:S…
PuRpl3 – Reconhecemos que sim. Embora não tenha nada a ver. Eles são fuzileiros. Tropas. Soldados. Nós somos escuteiros, com calçãozinho acima do joelho, chapeuzinho catita e lencinho às cores. Aliás, o lema dos |E| pretende demarcar essa diferença.
FRAGlíder – E qual é o lema, pode saber-se?
PuRpl3 – “Nós temos mais uma perninha”.
FRAGlíder – E até onde pretendem chegar os |E|scuteiros?
PuRpl3 – O DoD Source ainda não é um jogo estável. Está numa fase de crescimento e mudança ainda, pelo que ainda não há um ambiente de competição estável. Pretendemos para já consolidar um pouco a equipa, habituá-la a jogar Source e aos poucos ir entrando em competições. E isto mantendo a boa disposição que nos caracteriza. De momento, temos também participantes no primeiro evento de DoD Source realizado em Portugal, com o apoio do FRAGlíder – o torneio 3v3.
FRAGlíder – E pode-se saber, então com quem contam os |E|scuteiros?
PuRpl3 – O roster está, à partida, aberto para malta que tenha jogado connosco em 1.3 e que acabe por aderir ao Source. Mas de momento, a inauguração da tasca conta com:
Clan líder, General e Supremo Senhor Absoluto Auto-Proposto (prática comum no DoD Source, diga-se):
PuRpl3 – Assault, Support e, (como diz o Urukai) Bazooker
Escuteiros Lobitos:
Silver – Support
Kayn – Support
MadBiker – Support e Rifle
Alka – Rifle
Barracas – Rifle
Ganu – Rifle
Klipper – Rifle e Sniper
LeitE – Sniper (e leet webdesigner –escuteiros.home.sapo.pt)
Xploder – MG e Assault
FRAGlíder – Boa sorte, bons tiros e mantenham o espírito! 🙂