Se uns achavam que eram um dos favoritos, outros dizem que foram a revelação do passado qualificador. São os aeminium e, não só passaram à final nacional da ESWC, como têm um novo website, lançado no início deste ano (www.team-aeminium.com), que merece ser visitado.

Fomos falar com TimeWarp.

Fraglíder: Podes começar por te apresentar aos nossos leitores e dar uma breve descrição da tua carreira nos esports?

TimeWarp: Olá! Chamo-me Alexandre Ferreira, tenho 20 anos, costumo usar o nick Time Warp e sou o líder do clan aeminium. Jogo desde o Verão de 2001, mais coisa menos coisa, e já passei por vários clans, dos quais se destacam os Team.c0re, onde fui líder, os DP e agora os aeminium, nos quais já estou acerca de 1 ano e 3 meses.

Fraglíder: Podes falar do projecto aeminium? Lançaram recentemente um novo website e participaram com sucesso nas pre-qualifiers para a ESWC na jG @ Famalicão.

TimeWarp: Os aeminium foram formados no final de 2003, inicialmente por mim e pelo simply_cool, a que depois se juntaram o David (Sai), dryginlogic e distro, como clan unicamente virado para o CS. Ao longo do tempo já tivemos algumas mudanças de roster, no entanto as bases estiveram quase sempre estáveis. Há cerca de 4 meses iniciámos também uma divisão de DoD, já com relativo sucesso e actualmente liderada pelo distro, a quem também temos de agradecer a obra-prima que é o nosso website (www.team-aeminium.com ), lançado no início deste ano, e no qual esperamos poder dar algum contributo à comunidade gamer portuguesa. Quanto à divisão de CS, esperamos poder continuar a evoluir e obter resultados agradáveis, mas não temos actualmente qualquer objectivo que não seja dar o nosso melhor dentro das nossas limitações temporais, visto que muitos de nós já estudam na universidade e têm de gerir bem o seu tempo. Penso que é sempre difícil definir quem são os clans pertencentes ao top10, no entanto gostaríamos como é óbvio de nos fixarmos como um clan a ter em conta a nível nacional. Falando do pre-qualifier da ESWC na jG, correu muito bem e atingimos o nosso objectivo, que era a qualificação para a final nacional. No primeiro dia fizemos dois bons jogos contra vReaction e amk, ao passo que contra os Fiziks muita coisa correu mal, com o mais flagrante nas muitas situações de 1on1 e semelhantes que perdemos. Por outro lado, no segundo dia, tudo correu bem com 4vitórias, autênticas finais para nós, contra m0m (16-4), Fiziks (16-2), proD(16-9) e OverRun (16-12) e apenas derrotas contra exotic, por 2 vezes (13-16 e 3-16). Podem consultar mais informação no nosso site e brevemente um report detalhado sobre este qualificador.

Fraglíder: Fala-nos dos aeminium como equipa, que divisões têm e faz uma avaliação década jogador.

TimeWarp: Temos 2 divisões, como já disse anteriormente. A nível de staff, todo o trabalho é feito pelos próprios membros, a quem tenho de dar o meu obrigado. A divisão de CS é patrocinada pela lanhouse NetGamer, de Coimbra, e conta actualmente com 6 jogadores: eu, simply_cool, DjIvo, sw1tchedd, PhdR e vibe`.
Vou fazer uma análise individual de cada um deles, baseada na minha opinião pessoal, visto conhecê-los bastante bem:
simply_cool: já joga CS à bastante tempo, já esteve em bons clans como mindhack e DP e é meu vizinho (já o conheço à uns 10 ou 12 anos, poor me).Recentemente esteve um pouco em baixo de forma, no entanto parece estar completamente reabilitado para o CS e teve uma prestação muita boa neste qualifier da ESWC, na jG.
DjIvo: é o meu irmão e joga quase tanto como eu, o que é um grande elogio Fora de brincadeiras, tem um excelente aim e é pena não ter maiores possibilidades de ir a torneios em LAN, pois os fins de semana coincidem com os jogos de futebol dele (onde ele é melhor, daí a opção natural).
sw1tchedd: estuda comigo na universidade, é um gajo calmo e 5*. Tem um bo maim, no entanto desperdiça-o muitas vezes com full’s, talvez devido a ainda não ter tanta experiência como outros jogadores. Penso que no futuro ainda vai evoluir bastante, pois é o nosso jogador com menos tempo de CS.
PhdR: é de Coimbra, como todos nós aliás, e um dos melhores jogadores da equipa. Tem bom feeling táctico e quando está inspirado faz maldades. Já pertenceu a bons clans, como sHock e Compiled, e já participou em vários torneios a nível nacional sempre com boas prestações.
vibe`: é o mais recente membro da nossa divisão, tem bom aim e está a melhorara leitura de jogo. Com conhecimento da equipa, poderá evoluir bastante e tornar-se num jogador importante.
Gostava também de referir o dryginlogic, que apesar de não ser actualmente doclan, foi um elemento muito importante durante os últimos meses e, recentemente, um dos “heróis” no qualifier da ESWC a quem agradecemos os sacrifícios e empenho ao nosso serviço, tal como ao ndbrvtck, que recentemente abandonou o clan devido à impossibilidade de ser mais activo.
A divisão de DoD, por seu lado, tem 10 jogadores: distro, RattaO, Corsario,fsca, Nobody, dk, Amroth, fotix, Wood e wanderer. Um dos pontos fortes da equipa são os heavys (RattaO, dk e Amroth), penso que são considerados dos melhores pt. Pagaram-me para dizer que o RattaO tinha grande sentido táctico e tal… mas não sei se hei-de acreditar
O distro e o irmão fsca são rifles, tal como o fotix, o Nobody e o Wood. O Corsario é um jogador para qualquer serviço e o wanderer é sniper. A nível de aim o Nobody e o fsca têm-se evidenciado. O capitão ingame é o distro, tendo também a seu cargo muita da organização da divisão.
Quanto a disponibilidade, alguns jogam também CS e WC3 que diminui o seu tempo para o DoD, daí o número elevado de jogadores da divisão. Recentemente deixaram as competições internacionais devido à falta de tempo (muitos são universitários e os exames não perdoam, facto que levou à inactividade da divisão durante esta época) e têm como objectivo principal ganhar ou pelo menos conquistar uma posição cimeira na FDoDL, para o qual começam a treinar esta semana.

Fraglíder: Que outros jogos jogas habitualmente?

TimeWarp: Para dizer a verdade, não sou grande agarrado aos jogos. Gosto de jogar CS, mas quase só jogo quando os aeminium têm gente suficiente para tal. Quanto a outros jogos… bem, gosto de fazer uns amigáveis de PES4 com o simply_cool (coitado, farta-se de ser ownado eheh) e de vez em quando experimentar jogos que me chamem a atenção. Por exemplo o HL2 chamou-me a atenção mas nem cheguei a jogar mais que 4 ou 5 horas ao total

Fraglíder: Acreditas que os esports vão ser considerados um desporto num futuro próximo?

TimeWarp: Muito honestamente, sim. Acredito que tal como os jogos de tabuleiro, por exemplo o xadrez, o CS também deve ser considerado um desporto, apesar de muitas pessoas não acharem que ter uma boa pontaria com o rato e conhecimento/inteligência para jogar bem o mereça, eu sou da opinião contrária. O único handicap que por enquanto vejo é provavelmente o facto dos jogadores serem na sua maioria jovens, no entanto não nos podemos esquecer que serão os adultos de amanhã e as suas opiniões é que vão ditar o futuro.

Fraglíder: Sendo tu o líder dos Aeminium fala-nos da scene portuguesa, como axas que estamos a nível de players e organizadores de equipas?

TimeWarp: Penso que temos excelentes jogadores em Portugal e que a tendência é a melhoria, devido ao aparecimento de muitas lanhouses espalhadas por todo o país. A futura evolução (espero que os ISPs abram os olhos) das ligações à Internet também irá contribuir para o aumento da qualidade. Quanto à organização das equipas, penso que o futuro é a profissionalização, ou semi-profissionalização, em que cada clan terá os seus jogadores e staff em quantidade reduzida (o estritamente necessário) mas todos eles profissionais. Por enquanto já vamos tendo algumas amostras disso, caso dos exotic por exemplo (pelo menos gostei da maneira como aparentam ter lidado com a saída de 3 dos seus principais membros para os 5G).Na minha opinião, falta também alguma serenidade à comunidade portuguesa. Os conflitos permanentes não levam a lado nenhum e a tão discutida coragem atrás do ecrã deve e pode acabar, assim como a competição elevada aos extremos, que não é nada saudável.

Fraglíder: Que novidades poderemos esperar dos Aeminium?

TimeWarp: Os aeminium têm-se caracterizado pela estabilidade e é isso que pretendemos acima de tudo. No futuro podem existir mudanças nas divisões (expansão para source, p.ex.), tal como adição de novas divisões, mas sempre com base em critérios já definidos. Basta ver que o “core” dos aem.cs e aem.dod está localizado em Coimbra. Entradas e saídas de jogadores também costumam ser reduzidas e devido a razões válidas.

Fraglíder: Portugal tem boas equipas multigaming, mas a comunidade teima muito no cs, o que conheces do multigaming nacional?

TimeWarp: O CS é o jogo mais jogado em Portugal e com maior comunidade, penso eu. Além do mais existem imensas lanhouses onde este é o jogo dominante, daí a sua supremacia em relação aos outros jogos, a nível nacional. Não conheço muito do multigaming nacional, além do CS (que jogo), DoD (influências da outra divisão) e WC3 (devido a muitos torneios conjuntos com CS). Mas sei por exemplo dos excelentes resultados já obtidos em Medal of Honor e UT, a título exemplificativo, em grande parte devido à coverage que a FRAGlider faz.

Fraglíder: Quanto tempo gastas por dia a jogar CS?

TimeWarp: Média de 1 ou 2 horas.

Fraglíder: Que equipamento usas para jogar (falando de rato, tapete, phones)?

TimeWarp: Uso o Microsoft Intellimouse 1.1, fUnc surface 1030 e Plantronics .Audio 90.

Fraglíder: Qual o teu mapa favorito?

TimeWarp: Bom…Gosto de todos os mapas mais jogados actualmente (dust2, inferno, nuke, train e cbble), sem nenhuma preferência. No entanto, penso que no futuro a comunidade de CS mundial não se deve deixar ficar por este conjunto reduzido de mapas. As mudanças, sendo graduais, são sempre benéficas. Vamos ver como vai ser a nível de mapas o CS pós-Source. Tenho de admitir que gostei da decisão da CPL, e também do FRAGlider a nível nacional, de incluírem outros mapas, tais como cpl_mill e cpl_strike.

Fraglíder: Qual a tua arma favorita?

TimeWarp: AWP

Fraglíder: Player nacional favorito?

TimeWarp: Judice, pela vantagem que é tê-lo a capitão de uma equipa devido aos desequilíbrios tácticos que a sua presença causa.

Fraglíder: Player internacional favorito?

TimeWarp: Para ser honesto, não vejo tantas demos como isso, nem acompanho a actualidade internacional a par e passo, por isso não tenho assim nenhum jogador favorito.

Fraglíder: Equipa nacional favorita?

TimeWarp: aeminium

Fraglíder: Equipa internacional favorita?

TimeWarp: NiP.

Fraglíder: Tens algum lema sobre esports?

TimeWarp: PLAY FOR FUN! Enquanto não são considerados desportos a sério, acho que temos de aproveitar o gozo que os jogos nos dão. Claro que um dos maiores gozos é ganhar

Fraglíder: Bem chegamos ao fim, tens agradecimentos a deixar?

TimeWarp: Gostava de dar os meus agradecimentos a todas as pessoas que nos ajudaram ao longo do tempo, aos ex-jogadores e jogadores actuais do clan, à NetGamer pelopatrocínio que nos dá e a todos os nossos apoiantes Uma palavra de apreço aos irmãos Gomes pela excelente organização do pre-qualifier da ESWC, a melhor que já vi nos torneios em que participei.
E, claro, ao FRAGlider pois, na minha opinião, é a maior instituição nacional vocacionada para os esports e duvido muito que (mesmo a nível mundial!) alguém já tenha feito tanto por uma comunidade por amor, sem receber 1 cêntimo (como penso que se passa na FRAGlider) em troca! Obrigado também aos leitores que têm pachorra para ler até ao fim a entrevista =)