O primeiro Qualificador aberto europeu para a IEM Chengdu, estava proposto para acontecer esta terça-feira (16). Ora, após as complicações geradas pela PGL nos Qualificadores Abertos – a organização precisou de expandir os dias do último Qualificador devido à grande adesão de equipas -, a IEM anunciou a alteração de calendário.

A competição que vai decorrer na China, contará com dois Qualificadores abertos, onde apenas duas equipas (por Qualificador) assegurarão a passagem ao fechado. Aqui, terão pela frente as formações de BetBoom, BIG, Eternal Fire e Falcons.

O problema principal desta alteração é o conflito de horários com o Qualificador Fechado para o RMR. O 2º dia do primeiro Qualificador Aberto para a IEM Chengdu, coincide datas com o 1º dia de Qualificador Fechado para o RMR (18 de janeiro). Posto isto, algumas das equipas presentes nos dois eventos, terão de esperar pelo segundo Qualificador da IEM Chengdu para disputar o apuramento.

Após o comunicado da IEM, várias figuras reagiram, e contestaram a decisão do torneio. Entre elas, o atleta da Preasy, Alexander “⁠Altekz⁠” Givskov. O jovem dinamarquês utilizou a ironia e comentou que “faz sentido deixar as equipas do Qualificador Fechado do RMR de fora”.

O primeiro Qualificador aberto para a IEM Chengdu arranca às 16h da próxima quarta-feira. De momento, estão inscritas mais de 280 equipas na prova.