Chegou ao fim o segundo dia de IEM Cologne 2021, dia esse que ficou marcado por séries bem disputadas e também por quatro decisões: mousesports e Complexity não voltam ao palco da competição, enquanto Gambit e G2 asseguraram já um lugar nos playoffs.
Esta sexta-feira abriu com dois jogos do grupo B. No caso da série entre Astralis e FaZe, a equipa dinamarquesa bateu os homens de Finn "karrigan" Andersen por 2-0, mas não foi um desafio fácil – 16-13 em Dust2, 25-22 em Nuke. O IGL Lukas "gla1ve" Rossander pavimentou o caminho para o sucesso da sua equipa com 64 abates.
Ainda a abrir o grupo B, Heroic e Spirit defrontaram-se numa série que foi até aos três mapas – e cada um deles bem intensos. Ambas as equipas venceram as map picks adversárias e o jogo só se resolveu em Ancient, mapa no qual os dinamarqueses acabariam por levar a melhor em overtime, 22-19, com Casper "cadiaN" Møller a terminar esse decider com um rating de 1.42.

Num jogo a contar para um lugar nos playoffs, NIP abriu a série contra Gambit da melhor forma na sua map pick, Ancient, 16-10. No entanto, os russos não se deixaram intimidar e viraram os suecos do avesso em Inferno e Dust2 – 16-5 e 16-8, respetivamente. Caso vençam no domingo contra G2, Abay "Hobbit" Khassenov e companhia vão diretamente para as semifinais.
Sucedeu-se aquela que foi uma das séries mais intensas desta IEM Cologne: Liquid contra mousesports. Num jogo a contar para a primeira eliminação do torneio, os norte-americanos venceram a map pick dos europeus (Nuke, 16-9) antes de perderem a sua própria escolha (Dust2, 16-12).
Depois, seguir-se-ia o mapa mais intenso da competição até à data, Inferno: mouz foi sempre impedindo os match-points da Liquid, mas as tropas de Gabriel "FalleN" Toledo mantiveram-se firmes para fechar a série no quarto overtime, 28-25, e mandar os europeus para casa.

A contar também para um lugar os playoffs esteve o jogo entre G2 e BIG. Os alemães ainda venceram Dust2, por 16-8, mas os seus adversários tiveram mão firme na série logo de seguida: 16-1 em Mirage, 16-4 em Inferno, com os primos Nikola "NiKo" Kovač e Nemanja "huNter-" Kovač em grande destaque.
Na última série do dia, Complexity arrancou com o pé direito, com um 16-6 em Mirage, mapa no qual Benjamin "blameF" Bremer esteve imparável com 24 eliminações. Em Dust2, pick da Virtus.pro, os europeus ainda estiveram a vencer por 15-10, mas os homens da zona CIS fizeram bocas abrir ao levarem o jogo a terceiro mapa com um 19-15. Daí, a VP não parou o comeback na série, e acabou mesmo por eliminar a equipa de azul e branco ao vencer Overpass, 16-13.
Com jogos como FURIA contra Renegades, Vitality contra NAVI ou Astralis contra Heroic, a IEM Cologne 2021 prossegue este sábado, como podes consultar na nossa página de cobertura.