Será já amanhã que terá inicio o primeiro grande torneio de 2012, a Intel Extreme Masters VI, que terá como destino
Kiev. Neste torneio irão estar 16 jogadores, alguns através de convite, outros garantiram o seu lugar através de diversos torneios online.
Neste artigo irei tentar analisar grupo a grupo os favoritos, aqueles que talvez sejam uma surpresa e também irei analisar os principais favoritos a vencer o torneio.

Moscow FIve
Agora que captei a vossa atenção, convém relembrar que a estrutura do torneio será, primeiro uma frase de grupos com 16 jogadores divididos em 4 grupos de 4, jogados à melhor de 3, onde 2 de cada grupo irão garantir passagem à fase seguinte, fase essa que será jogada como single elimination à melhor de 5, incluindo a final.
| Grupo A |
Strelok |
KiLLeR |
Naniwa |
TitaN |
Neste grupo, parte como favorito claramente Naniwa, o sueco que tem vindo a treinar-se na Coreia, sendo um dos escolhidos com acesso directo para este torneio, estará sedento de vitórias visto que a sua ultima aparição foi na fatídica Blizzard Cup onde o jogador dos Quantic tornou-se o foco devido ao seu probe rush contra Nestea e por consequência obteve a sua terceira derrota em 3 jogos.
Desde este torneio em Dezembro nunca mais se ouviu falar de Naniwa, apenas aparecendo na sua stream sempre a treinar na casa dos StarTale (equipa com a qual os Quantic assinaram um acordo de cooperação), contudo isto não deverá ofuscar a performance de Naniwa que já provou inúmeras vezes durante o último ano ser um jogador incansável já habituado às grandes vitórias.

aos grandes momentos?
Para segundo lugar tudo está em aberto, mas na minha opinião a vantagem vai para TitaN, jogador russo dos RoX que conseguiu na última WCG um fantástico quarto lugar, deixando pelo caminho o jogador coreano SuperNova, um dos favoritos a vencer a WCG.
Também não podemos excluir Strelok, um jogador ucraniano muito experiente nestas andanças, muito habituado às grandes LANs mas que nos últimos tempos não tem apresentado muitos resultados.
Por fim temos o chileno KiLLeR, parte como um outsider neste torneio mas contudo não o devemos descartar das contas do grupo, visto que na IEM Season VI – Global Challenge New York em Novembro conseguiu um fantástico terceiro lugar, no entanto no seu caminho até ao terceiro lugar não conseguiu eliminar nenhum dos pesos pesados do torneio.
| Grupo B |
NightEnD |
Grubby |
Kas |
Zenio |
Quanto ao grupo B, o favoritismo vai claramente para (vejam lá se conseguem adivinhar ao olhar para as bandeiras do grupo) Zenio, a mais recente aquisição dos Liquid, jogador estreante em torneios fora da Coreia (talvez seja este o seu ponto fraco?) mas que a nível caseiro é dos poucos que sempre conseguiu manter a sua presença no Code S da GSL, ou seja, sempre esteve presente nos 32 melhores jogadores durante 2011, com o seu melhor resultado a ser 2 presenças no round of 16.

Liquid será nesta IEM
Para segundo lugar o meu coração diz-me Grubby, mas terei que ir pela cabeça e dizer Kas, o monstro online como muitos lhe chamam, provou já no final de 2011 que não era só a nível online que dominava, conseguindo um fantástico terceiro lugar na WCG, derrotando Titan nesse jogo ( sim o mesmo que está no grupo A desta IEM), jogando em casa Kas concerteza irá partir como claro favorito para o segundo lugar, tendo mesmo hipótese de cometer uma gracinha no jogo contra Zenio, para mim um dos jogos mais esperados deste grupo.
Contudo não podemos deixar de fora os outros 2 jogadores, Grubby, que tem vindo a melhorar consideravelmente a sua forma (quem não viu os seus jogos neste ultimo SHOUTcraft Invitational ou na Homestory Cup?), depois de nestas últimas semanas ter tido alguns problemas a nível de patrocínio, conseguiu estabilizar e poderá cometer uma surpresa neste grupo.
Quanto a NightEnD, o jogador romeno dos fnatic, estará na mesma situação de Grubby, ou seja não partindo como favorito à passagem do grupo, não será por ai que o devemos excluir da corrida, visto que NightEnD já provou várias vezes que consegue suplantar grandes adversários, como na Dreamhack Winter onde partindo como um não favorito, conseguiu eliminar SaSe e Naama, caindo só aos pés do coreano PuMa.
| Grupo C |
HasuObs |
MMA |
Pomi |
TargA |
Acho que neste grupo nem deveria falar do favorito à passagem em primeiro, visto que para mim é neste grupo que se encontra o super favorito a vencer esta IEM Kiev, falo obviamente de MMA, o talentoso terran que representa a equipa SlayerS, muitos dizem ser o pupilo de BoxeR, sim a lenda do Brood War e que criou os SlayerS, MMA, conta com várias vitórias no seu (já) vasto currículo, mas a destacar obviamente terá que ser as vitórias tanto na GSL October em plena Blizzcon contra o super favorito MVP e na Blizzard Cup, quando viu-se obrigado a 7 fantásticos jogos contra DongRaeGu, acho que nada mais deve ser dito deste jogador, visto que o interessante deste grupo será certamente a disputa pelo segundo lugar.

GSL October em plena Blizzcon
Depois de falarmos de MMA vamo-nos focar nos restantes jogadores candidatos ao segundo lugar, parte como favorito HasuObs, talvez o mais forte do conjunto de jogadores candidatos ao segundo lugar, embora não tenha apresentado grandes resultados nos últimos tempos, HasuObs conta com a maior experiência destes grupo, contando com inúmeras presenças em LANs desde os seus tempos em Warcraft III, o alemão mesmo assim conseguiu também bons resultados em Starcraft II, destacando-se nos últimos tempos a sua vitória na Northcon e o quarto lugar na IEM Season VI – Global Challenge Guangzhou.
Por outro lado temos um caso peculiar, o norueguês Targa, qualificou-se para este torneio através do qualifier para o sudeste asiático, visto que de momento se encontra em Melbourne a prosseguir os seus estudos, pouco se sabe deste jogador, mas não me parece que vai ser neste torneio que irá causar alguma surpresa.
Quanto a Pomi, o russo é capaz de ser o melhor posicionado destes 2 últimos jogadores para disputar o segundo lugar do grupo com HasuObs, o russo já conta com alguma experiência em LANs, destacando-se a sua performance na Assembly Winter 2011, conseguindo uma posição nos 8 primeiros mas depois dai apenas o voltámos a ver na ESWC onde nem dos grupos conseguiu passar, contudo Pomi parece-me um jogador mais experiente que Targa, sendo que o seu jogo mais importante será, provavelmente, contra HasuObs.
| Grupo D |
DIMAGA |
Feast |
HerO |
qxc |
O grupo D é, na minha opinião, a excepção à regra neste torneio, visto que tanto DIMAGA como HerO partem como favoritos à passagem da fase de grupos, não sendo eu capaz de arriscar um vencedor no duelo destes 2 jogadores. Por um lado HerO, tem aquele problema genético, é Coreano e já provou que é capaz de grandes vitórias como na ultima Dreamhack Winter onde venceu o seu compatriota PuMa por 4-3 na final, aliado a isto temos também o facto de Zerg contra Protoss ser o pior matchup do DIMAGA, contudo não nos podemos esquecer que DIMAGA joga em casa, sendo ele um jogador muito emocional, aposto que este facto irá galvanizá-lo para levar de vencida HerO, conquistando assim uma importante vantagem para as contas do grupo.

um torneio na sua terra natal?
Quanto aos outros 2 jogadores que constituem este grupo, temos o norte-americano qxc e o belga Feast estreante nestas andanças de IEM, curiosamente ambos os jogadores já carimbaram também acesso à próxima IEM, a realizar-se em São Paulo, mas partem como under-dogs face à pesada concorrência que terão que enfrentar, onde talvez Feast tenha hipótese contra DIMAGA devido mais uma vez ao facto do zerg contra protoss ser o pior match up do ucraniano.
Para terminar gostaria de arriscar num Top 3 para este torneio, um torneio muito mais disputado que a anterior edição, onde vimos o sueco SjoW a erguer o troféu, curiosamente o mesmo SjoW não conseguiu garantir acesso este ano, provando assim o elevado nivel de competição nos diversos qualifacadores que se realizaram.
Atenção que para atribuição deste top 3 não estou a ter em atenção a futura disposição das brackets, apenas quero referenciar aqueles que para mim vão ser os 3 melhores jogadores do torneio.
| TOP 3 |
MMA |
Zenio |
Naniwa |
O Fraglíder tem à tua disposição a cobertura deste torneio:
Continua a acompanhar para o desenrolar dos torneios e respectivos resultados!
KiLLeR
Naniwa
TitaN
NightEnD
Grubby
Zenio
HasuObs
TargA
Feast
qxc