Estou certo que uma grande maioria dos activos (e até inactivos) da comunidade Portuguesa de Medal of Honor já ouviu dizer que o MoH esta’ a morrer. Estou ainda mais certo que uma boa parte dessas pessoas já disseram o mesmo… “O MoH está a morrer!”.

Muitos são aqueles que reclamam e pedem a criação de novas ligas e torneios. Muitos são (também) os que pedem a organização de LAN’s de MoH, de preferência com bons prémios. Estão, o que está errado? Bem, IMO, a única coisa errada no MoH Português é mesmo a sua comunidade.

Quase diariamente há sempre alguém que reclama porque não existem novas ligas e competições onde os clans Portugueses possam participar. Essas mesmas pessoas sabem da existência de ligas tanto a nível Europeu, como a nível nacional. Basta verem o caso da CMoHL e contarem o nº de clans Portugueses que lá participam e a sua respectiva actividade. Agora pergunto-me… Porque se pede a criação de novas competições se (à partida) a sua aderência será quase nula?

IMO, o MoH não avança mais que isto em Portugal porque as pessoas habituaram-se a ver isto como um joguinho apenas para diversão e onde excluem um factor, a meu ver, bastante relevante… A competição!

Temos o exemplo da ClanBase… Basta ver a actividade das competições nacionais. Querem que as coisas mudem? Façam por mudar! Participem activamente nas ligas e competições. Os clans habituaram-se às tão conhecidas FriendlyWars e quando têm oportunidade de jogar uma ClanWar, na maioria dos casos não querem. Os pontos que se perdem, também se ganham!

Para os mais “sonhadores”, também é muitas vezes questionada a falta de existência de LANs em que o MoH esteja presente. Agora pergunto-me… Para quê LANs se não há aderência?

Lembro-me perfeitamente no 1º campeonato de MoH:AA na Fixusnet em que a organização estava a ver que não ia conseguir reunir 12 clans para o torneio. Tentaram fazer uma 2ª lan e a uma semana (ou pouco mais) do início do torneio haviam 7 inscrições, nenhuma confirmada. Querem mesmo que as coisas mudem?
A maioria das pessoas que reclama não faz nada para tentar dar outro rumo ao MoH PT. Grande parte dessas pessoas só sabe mesmo é falar porque quando chega à hora de colaborar, não querem saber.

Quando voltarem a dizer ou até mesmo a pensar que o MoH está acabado, abandonado, parem para pensar no que têm feito para tentar reverter essa situação. Talvez se todos nós colaborar-mos as coisas até consigam mudar. Se houver mais competitividade estou certo que o MoH nacional não adormeça… Pelo menos, não para já. Se começarem a haver bastantes presenças de clans em competições on-LAN, estou certo que comecem a existir cada vez mais torneios desta natureza.

Melhor que competir na Internet, é jogar em LAN contra os mesmos adversários e conviver com a dita “comunidade”… Principalmente se essa for a comunidade de gamers deste jogo ao qual tanto tempo dedicamos.

Pensem nisso!