Fotografia: João Ferreira/PGL

Imperial e a paiN são as duas grandes finalistas do BLAST Premier Spring Showdown 2023 americano. As duas equipas venceram os respetivos encontros das meias-finais, jogados este sábado (1), e garantiram uma final totalmente brasileira na competição.

A equipa capitaneada por Gabriel “FalleN” Toledo fechou uma longa noite de Counter-Strike com uma vitória em dois mapas frente à EG Black. Com os CT sides bem afinados, a equipa sul-americana fez a diferença e deixou para trás uma equipa da Evil Geniuses que ainda deu uma forte réplica durante o segundo mapa.

A série começou em Vertigo, mapa escolhido pelos norte-americanos, e um 12-3 no CT side durante a primeira parte embalou a Imperial para uma vitória por 16-10. Na hora de fechar a série no mapa que escolheu, Nuke, a equipa brasileira enfrentou forte resistência. Porém, e apesar das 30 kills de Paytyn “junior” Johnson, os canarinhos encontraram forma de conseguir a reviravolta no CT side para vencer por 16-14.

Na grande final, agendada para este domingo (2), a Imperial vai defrontar a paiN, que antes conseguiu eliminar a Liquid. Embora aparentasse estar a caminho de perder Nuke, mapa que escolheu, a equipa de Rodrigo “biguzera” Bittencourt reverteu um resultado de 4-11 com um CT side ainda melhor do que o do adversário para vencer por 16-14.

Em vantagem na série, a paiN deu depois boa conta de si em Anubis, mas ainda assim não foi suficiente. Também com o resultado de 16-14, a Liquid saiu por cima e forçou a disputa de Mirage, onde foram os brasileiros a vencer por 16-12 e a celebrar o apuramento para o encontro decisivo.

BIG alcança final europeia com reviravolta

Na Europa, a BIG é a segunda finalista do torneio. A equipa alemã deu a volta ao resultado para levar de vencida a 9INE e marcar encontro com a Cloud9 no embate decisivo.

Durante praticamente um mapa e meio, a equipa de Johannes “tabseN” Wodarz foi a pior dentro do servidor, mas mostrou espírito de sacrifício e conseguiu resistir nos momentos menos positivos. Depois de ter desperdiçado uma vantagem de 10-5 para perder Nuke por 14-16, os germânicos responderam com um 16-14 em Mirage e adiaram a decisão para Overpass, onde viraram o jogo a seu favor no CT side e venceram por 16-12.

Desta forma, estão encontradas as duas equipas que vão lutar por um lugar na BLAST Premier Spring Final 2023. BIG e Cloud9 — afastou a NIP nas meias-finais — medem forças a partir das 18h30 deste domingo.