Fotografia: PGL

Depois de 00NATION e FURIA, também a Imperial caiu na estreia no IEM Rio Major 2022. Esta segunda-feira, a equipa de Gabriel “FalleN” Toledo não teve argumentos para contrariar a Vitality e acabou derrotada em Inferno por 9-16. Assim, o Brasil segue sem vitórias na prova ao fim da primeira ronda do formato suíço.

O cenário não se adivinhava fácil para a equipa brasileira e os europeus fizeram questão de confirmar o teórico favoritismo com a vitória nas primeiras oito rondas do mapa. Uma nona ronda parecia ganhar forma com um retake ao bombsite B, mas Marcelo “chelo” Cespedes conseguiu uma double kill crucial e que permitiu à Imperial entrar no marcador.

Porém, a resposta da Vitality veio com toda a força e a equipa europeia venceu mais cinco rondas de uma assentada para transformar a primeira parte em algo completamente desequilibrado. A fechar as primeiras 15 rondas, os brasileiros conseguiram colocar um segundo ponto no placard e passaram de seguida para o CT side.

As coisas não melhoraram para a formação sul-americana no arranque da segunda metade. A Vitality venceu o pistol round e colocou-se com uma vantagem de 14-2. Uma réstia de esperança surgiu de seguida, com a Imperial a conseguir colocar o force buy e as rondas seguintes para reduzir a desvantagem para 14-5.

A Vitality parou o jogo para discutir a estratégia a implementar na ronda seguinte, a primeira buy round. Porém, quando a partida reatou, a Imperial voltou a sair por cima e a equipa europeia pediu de imediato um segundo timeout. Mas, uma vez mais, o conjunto de Dan “apEX” Madesclaire não conseguiu tirar grandes dividendos da paragem e os brasileiros continuaram a encurtar a diferença.

A reviravolta parecia continuar a ganhar forma e a Imperial preparava-se para fechar um retake ao bombsite B em grande estilo na 24.ª ronda, mas Mathieu “ZywOo” Herbaut teve outra ideia e assinou um incrível clutch para fazer o 15-9. Na ronda seguinte, a Vitality conseguiu mesmo fechar o embate.

Todos os resultados desta segunda-feira:

Apesar do desaire, a Imperial ainda segue bem viva na luta pelo apuramento, tal como as restantes equipas em prova. A equipa brasileira cai para o lote de equipas com o registo de 0-1, tal como as restantes equipas da casa, e ainda vai voltar a jogar esta segunda-feira. O sorteio dos embates da segunda ronda será feito logo após o fecho da ronda inaugural.