Fotografia: Into the Breach

Vai haver representação portuguesa no BLAST.tv Paris Major 2023 depois de a Into the Breach, do treinador Gustavo “Juve” Alexandre, ter conseguido este sábado (8) um apuramento histórico para o certame. É a primeira vez que a organização britânica vai jogar o maior torneio de Counter-Strike do Mundo.

Para atingir o objetivo, o quinteto internacional teve de superar esta tarde a oposição dos ucranianos da B8. Numa série bem disputada, acabou por ser a Into the Breach a prevalecer e a conseguir a desejada terceira vitória que carimbou o passaporte para a capital francesa.

A série começou em Ancient, mapa escolhido pelos ucranianos e no qual a B8 causou furor ao longo deste RMR A europeu. A equipa de Leste, de resto, parecia bem encaminhada para mais um sucesso no mapa, já que ao intervalo liderava por 8-7 no T side. Porém, a mudança de lados acabou por ser mais proveitosa para o emblema britânico, que mostrou muita qualidade ofensiva para operar a reviravolta e triunfar por 16-13.

Com a oportunidade de poder fechar a série em Mirage, mapa que escolheu, a Into the Breach desperdiçou. Uma primeira parte equilibrada satisfazia ainda assim os desejos da equipa de Juve, que passou para o CT side com uma vantagem de 8-7. A ITB conseguiu manter-se depois na frente do marcador e suster as tentativas de reviravolta da B8 durante grande parte do tempo. A vantagem de 15-12 parecia ser suficiente para a ITB chegar à vitória, mas foi mesmo necessário o prolongamento (e em dose dupla). Cinco match points depois, a equipa internacional claudicou, perdeu o mapa por 20-22 e viu-se forçada a jogar Vertigo como decider.

Apesar de ter deixado escapar um Mirage que parecia seu, a equipa do treinador português foi capaz de dar o reset mental para o terceiro e decisivo mapa. O CT side foi novamente a parte mais difícil para a ITB, mas ainda assim foi terminado de forma positiva com um resultado de 9-6. Na segunda metade, a Into the Breach colocou desde cedo o pé no acelerador com a vitória no pistol round e não mais perdeu o controlo dos acontecimentos, tendo fechado o embate com o resultado de 16-7.

Com este resultado, Portugal vai estar representado no último torneio Major realizado no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O apuramento é histórico também para a Into the Breach, já que é o primeiro de sempre da organização, e para o próprio Juve, que se vai estrear em torneios deste calibre.