Fotografia: João Ferreira/FPF eFootball

Em 2021 ficou pelo vice-campeonato, mas 2022 foi mesmo o ano em que João “jafonso” Vasconcelos venceu o FPF MVP Challenge. O jogador da DIOGO JOTA Esports foi o último resistente na Plataforma das Artes, em Guimarães, depois de ter derrotado Diogo “diogo_silva33” Silva na grande final.

Decidido em superar a prestação da última temporada, jafonso teve o melhor dos inícios e venceu a primeira partida por 1-0. Perante as investidas do adversário nos primeiros instantes da segunda partida, o atleta da DIOGO JOTA Esports manteve-se muito coeso defensivamente e à espera de uma oportunidade para atacar. A poucos minutos do intervalo, essa chance apareceu e jafonso agarrou-se a ela para fazer o 2-0 no agregado.

Com pouco mais de dez minutos virtuais para o final, diogo_silva33 reentrou na discussão do título com um golo que deixou o agregado em 1-2. Sem se limitar a defender, jafonso ainda procurou um terceiro golo na eliminatória, mas acabou por esbarrar na defesa adversária. Porém, também diogo_silva33 não conseguiu voltar a fazer a rede balançar e o título ficou para o jovem jogador da DIOGO JOTA Esports.

Para além do troféu de campeão nacional, jafonso levou para casa um prémio de 8000€. Quanto a diogo_silva33, vice-campeão nacional, recebeu um prémio monetário de 3000€.

O resumo do último dia de prova

Na primeira partida do dia, jafonso teve de operar uma reviravolta para carimbar o passaporte para as meias-finais. O jogador da DIOGO JOTA Esports esteve a perder por 0-2 no agregado frente a Diogo “licapu7_” Silva, mas apesar de ter concedido um dos golos mais caricatos de que há memória, jafonso não baixou os braços e arrancou em busca de uma remontada que acabou por acontecer (4-3).

De seguida, Rafael “rafan1k” Nunes e João “rikhard11” Lourenço discutiram o segundo bilhete para o top 4 da competição. O jogador da GeekCase Esports conseguiu vencer o primeiro embate por 2-0 e conquistar uma vantagem preciosa. Porém, o atleta da EGN Esports não baixou os braços e resgatou o empate, tendo no entanto sido rafan1k a conseguir o golo da vitória (3-2).

Um dos confrontos mais aguardados dos quartos de final colocou frente a frente Rodrigo “FTW_Rodrigo” Marques e Ricardo “D70Pablo” Machado. O atleta da For The Win acabou por ser mais forte e vencer por 3-1, resultado que o apurou para as meias-finais.

O último a apurar-se para o top 4 foi diogo_silva33, da 22 Esports. Depois de ter afastado o campeão em título, Diogo “tuga810” Pombo, na sexta-feira, Diogo Silva arrasou Bruno “BrunoRato_” Rato por 6-0.

A Plataforma das Artes assistiu depois à primeira meia-final. Vice-campeão em 2021, jafonso mediu forças com rafan1k por um lugar em mais uma final. Numa série equilibrada, o atleta da DIOGO JOTA Esports conseguiu um golo decisivo na reta final do agregado e carimbou o regresso à derradeira ronda com uma vitória por 3-2.

A segunda meia-final opôs diogo_silva33 a FTW_Rodrigo e foi decidida por um único golo. Após um nulo na primeira partida, o jogador da 22 Esports conseguiu triunfar por 1-0 no segundo embate e reservou o segundo lugar na final.