Jame
Fotografia: ESL

O russo Dzhami “Jame” Ali foi eleito o melhor jogador do IEM Rio Major 2022. O IGL da Outsiders, que conquistou a prova, tornou-se no primeiro jogador da Rússia a vencer o prémio de MVP da HLTV.org num torneio Major.

O AWPer da Outsiders não era o principal favorito à conquista do prémio numa primeira instância, mas ultrapassou Kaike “KSCERATO” Cerato na corrida no momento em que a FURIA foi afastada nas meias-finais. A luta final seria entre Jame, Casper “cadiaN” Møller, Petr “fame” Bolyshev e Evgeniy “FL1T” Lebedev, com o capitão da equipa russa a sobressair no final das contas.

Muito consistente ao longo de toda a competição, Jame registou o terceiro rating mais alto da prova, com o valor de 1.30. Este registo foi superado apenas pelo compatriota Dmitry “sh1ro” Sokolov (1.35), da Cloud9, e pelo brasileiro KSCERATO (1.33). Para além disso, o jogador de 24 anos liderou várias tabelas estatísticas, nomeadamente em aspetos como o KASTkills de AWP por rondadiferencial de K-D.

Esta não é a primeira vez que Jame vence um prémio de MVP, mas nunca antes o tinha feito em torneios Major. O jogador russo juntou este domingo ao currículo o primeiro triunfo em torneios da categoria e junta ainda o prémio de melhor jogador do torneio aos mesmos prémios individuais alcançados na BLAST Pro Series Moscow 2019 e na cs_summit 7. No que diz respeito a MVP em Majors, o atleta da Outsiders sucede a Håvard “rain” Nygaard, que venceu o prémio no PGL Major Antwerp 2022.