Mais um episódio lamentável nos esports. Um jogador da OVERFRAG, organização portuguesa de esports, foi alvo de insultos racistas e xenófobos, por parte de um rival, durante uma competição de COD.

Como é possível ler no comunicado partilhado pela organização, a origem do problema foi um desentendimento relativamente ao horário de realização de um jogo. Porém, a situação rapidamente escalou e partiu para o lado pessoal.

De acordo com o relatado, Roberto “Pingacat” Junior, atleta de COD da OVERFRAG, sofreu insultos racistas e xenófobos de Gxshy, jogador da Tiger Esports. Nas suas redes, os tigres anunciaram sanções ao atleta que proferiu tais insultos.

O atleta da Tiger Esports foi, inicialmente, suspenso pela própria equipa que lhe aplicou dois jogos de castigo. Mais tarde, a organização anunciou a sua exclusão da divisão de Call of Duty.

Atleta da Tiger desculpa-se pelo sucedido

Após os comentários infelizes que deram origem a esta situação, Gxshy partilhou uma publicação na sua conta do X a pedir desculpa à OVERFRAG e a Roberto “Pingacat” Junior, reconhecendo a atitude lamentável que teve.

ATUALIZAÇÃO [05/02/2024]

Liga aplica sanção e condena atitude de racismo

No seguimento do episódio de racismo e xenofobia, a Liga CoD Portugal partilhou um comunicado onde afirma veemente qualquer atitude racista e comportamento de incentivo ao ódio. Além disso, aplicou uma sanção pesada.

As palavras de Gxshy não passaram impunes e o jogador da Tiger Esports será banido, com efeito imediato e por tempo indeterminado, da competição.