Nos últimos dias têm circulado vídeos que mostram que há uma falha no sistema de matchmaking do VALORANT, onde alguns jogadores estão a utilizar bots de forma ilegal para subir o rank até Radiant.

Num vídeo partilhado pelo streamer Estabr0K através do TikTok, o criador de conteúdo mostrou alguns jogadores que têm apenas 200 partidas, mas estão no topo da classificação.

O canal de YouTube HITBOX VALORANT foi mais além e mostrou como o esquema funciona. Um jogador cria um lobby ranked e consegue fazer com que esteja sempre a jogar contra as mesmas contas.

De seguida, a partida é disputada de forma artificial até o placar estar empatado 2-2, com os jogadores a estarem todos equilibrados no scoreboard. Na quinta ronda, uma das equipa rende-se. Este bug permite aos jogadores conseguir somar pontos e escalar ranks ao usar bots, uma vez que o sistema do VALORANT interpreta o jogo como sendo disputado de forma normal. Desta forma, os jogadores que exploram este bug continuam a repetir o processo e a somar pontos no modo Competitivo até atingirem o rank Radiant.

A Riot Games ainda não veio a público pronunciar-se sobre esta grave falha no matchmaking. A próxima terça-feira (10) deve marcar o lançamento do ato 1 do episódio 6 do jogo, onde é esperado o regresso do mapa Split.