Arion Kurtaj, jovem de 18 anos, foi condenado a pena perpétua num hospital, após ter conseguido roubar 90 clipes inéditos do Grande Theft Auto (GTA) 6.
O jovem, que sofre de autismo, fez parte do gangue internacional Lapsus$. Este gangue foi responsável por diversos ataques informáticos a empresas como a Uber, NVIDIA e Rockstar Games.
The 18-year-old #GTA6 hacker who leaked 90 clips last year has been sentenced to life in a hospital prison pic.twitter.com/6ImjLEGpgI
— Culture Crave 🍿 (@CultureCrave) December 21, 2023
O ataque à NVIDIA colocou Arion Kurtaj pela primeira vez em tribunal e, levou a que o seu computador fosse confiscado, ficando o jovem sob fiança. Contudo, esta situação não o impediu de continuar a praticar atos ilícios.
Mesmo sem computador, Kurtaj conseguiu invadir a Rockstar, empresa responsável pelo GTA, e roubou 90 clipes inéditos do vídeojogo. Para hackear a empresa norte-americana, o jovem de 18 anos utilizou apenas uma Amazon Firestick, a televisão de um hotel e um telemóvel.
O juiz do caso considerou que as habilidades e o desejo de Kurtaj em cometer crimes cibernéticos significavam que o jovem continuava a representar um grande risco para o público e, assim, decidiu aplicar-lhe pena perpétua a ser cumprida num hospital.