Um ano e meio depois, Portugal vai voltar a estar representado num torneio Major, após o apuramento de Gustavo “Juve” Alexandre com a Into the Breach. O treinador português vai ser o terceiro luso a marcar presença no torneio de maior categoria no Counter-Strike.

Para além de ser o terceiro português a consegui-lo, Juve é o segundo treinador a alcançar este feito. O primeiro foi Hélder “coachi” Sancho ao serviço da Sharks, no PGL Major Stockholm 2021. Esse foi, de resto, o último representante luso num torneio da categoria.

Antes de coachi e Juve, no entanto, o caminho foi inaugurado por Ricardo “fox” Pacheco, que permanece até à data como o único jogador português a pisar o maior palco de todos. O atleta natural de Guimarães será o único jogador nacional a ter jogado um Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), tendo em conta que o BLAST.tv Paris Major 2023 vai ser o último disputado nesta versão do jogo.

Ainda sobre fox, este é também o único dos três portugueses que esteve num Major em múltiplas ocasiões. Enquanto coachi conta com uma presença no currículo e Juve se prepara para também fazer a estreia, o vimaranense jogou em cinco torneios da categoria. No que toca a resultados, o lendário sniper português conseguiu duas presenças no pódio, primeiro na DreamHack Open Cluj-Napoca 2015 ao serviço da G2 e posteriormente no ELEAGUE Major: Atlanta 2017 com a SK Gaming.

Os representantes portugueses em torneios Major até à data:

  • fox (Jogador) – 5 presenças
  • coachi (Treinador) – 1 presença
  • Juve (Treinador) – 1 presença

Juve, coachi e fox vão assim encerrar o capítulo CS:GO na história do Counter-Strike português como os únicos a competir num Major. A lista ficou mais perto de aumentar do que nunca na qualificação para o PGL Major Antwerp 2022, na qual a SAW esteve a escassos segundos do apuramento.