Parece mentira, mas é verdade: o Last Chance Qualifier da região norte-americana foi, pelo menos durante o primeiro dia, jogado em servidores online. Isto acabou por trazer inúmeras pausas técnicas e longas esperas no evento.

Um dos primeiros nomes a alertar para a situação foi o jogador da 100Thieves Spencer "Hiko" Martin, que após a vitória da sua equipa sobre a Gen.G, por 2-1, escreveu no Twitter: “estamos a jogar esta LAN em servidores online e é muito estranho jogar em LAN sem 0 de ping”.


Também um teammate de Hiko, Ethan "Ethan" Arnold, expressou o seu desagrado nas redes sociais – “jogar em servidores online em LAN… nunca vi isto na minha vida” – alertando também para o facto de a equipa estar a sentir problemas durante toda a partida.

Já Jaccob "yay" Whiteaker, da Envy, afirmou que “[isto] é simplesmente inaceitável. Um 2vs1 super importante e o servidor traz lag”, referindo-se provavelmente à ronda partilhada por Jake Lucky, como podes ver abaixo:


Apesar de todos estes problemas, não é certo que no segundo dia do evento estes estejam resolvidos. Afinal, numa declaração publicada na madrugada desta quarta-feira, a organização do VALORANT Champions Tour diz que “está a trabalhar para melhorar a experiência dos servidores remotos ao longo da competição”, não referindo que passará os jogos para LAN.

“Desde que começámos a planear o Last Chance Qualifier da América do Norte, o nosso objetivo era ter um evento em LAN”, diz a organização. Mas os “protocolos de covid-19 para evento presenciais” fizeram com que “a melhor opção fosse passar para um servidor remoto caso algum jogador tivesse de fazer quarentena”, permitindo assim “que as equipas pudessem continuar a competir”.