O primeiro de dois qualificadores norte-americanos para o torneio RMR do continente terminou esta sexta-feira. Liquid, Complexity, TeamOne e Bad News Bears agarraram os quatro bilhetes disponíveis para a Roménia, num qualificador que a Complexity acabou mesmo por vencer.

O segundo dia de competição arrancou com os jogos dos oitavos de final, ainda em formato BO1. A Liquid despachou a BigRigger por 16-0 e marcou encontro com a Strife, que derrotou a Limitless por 25-22. Mais abaixo na bracket, a Complexity venceu a Omega por 16-1 e discutiu o apuramento com a ATK, que venceu a Third Impact por 16-9.

Na parte superior da bracket, a TeamOne bateu a Carpe Diem por 19-16 e agendou um encontro escaldante com a GODSENT, que derrotou a DotMax por 16-2. O último confronto dos quartos de final opôs a Bad News Bears, que derrotou a paiN por 16-9, à Mythic, que bateu a StrikeX por 16-2.

Nos quartos de final, onde os vencedores garantiam o apuramento para o torneio RMR, a Liquid triunfou sem dificuldades. Com uma grande série por parte de Keith "NAF" Markovic, que fez 42 kills e atingiu 1.67 de rating em dois mapas, a equipa norte-americana venceu a Strife por 2-0, com 16-5 quer em Mirage, quer em Vertigo.

Também com resultados de 2-0, mas a terem que trabalhar mais, se apuraram a Complexity e a Bad News Bears. A equipa de Ricky "floppy" Kemery derrotou a ATK por 2-0, com o 16-14 a ser o resultado tanto em Inferno como em Ancient. A Bad News Bears também começou com um 16-14 em Ancient e terminou a série frente à Mythic com um 16-8 em Overpass.

Depois da Evil Geniuses ter sido eliminada no primeiro dia, a outra grande surpresa vai para a eliminação da GODSENT. A equipa de Epitácio "TACO" de Melo viu o objetivo do torneio RMR ser-lhe retirado – pelo menos neste primeiro qualificador – pela TeamOne, que venceu por 2-1. O primeiro mapa foi ganho pelos menor cotados, que confirmaram a escolha de mapa de Mirage com um 16-14. A GODSENT empatou depois a série com um 16-6 confortável em Ancient, mas o Nuke caiu para a TeamOne, que venceu por 16-9 e garantiu o apuramento.

Já a jogar apenas pelo seeding, a Complexity venceu a Bad News Bears por 16-4 e acedeu à final, onde defrontou a Liquid, que venceu a TeamOne por 19-16. No encontro decisivo, foram precisas as 30 rondas para encontrar um vencedor, com a Complexity a triunfar por 16-14. No encontro de atribuição do terceiro lugar, a Bad News Bears venceu a TeamOne por 19-16.

Com o fim do primeiro qualificador norte-americano, sobram apenas três vagas para o torneio RMR americano. Esses três lugares vão ser discutidos no segundo qualificador norte-americano, que tem início este sábado.