Fotografia: Michal Konkol/BLAST

O último grande torneio da temporada arrancou esta quarta-feira, 14 de dezembro. As equipas de Liquid, FaZe, OG e Vitality entraram com o pé direito e estrearam-se com uma vitória na BLAST World Final 2022.

O dia começou com o duelo entre os campeões do IEM Rio Major Outsiders contra Liquid. A equipa norte-americana escolheu iniciar esta série em Inferno, porém, foi surpreendida com um arranque muito forte da equipa russa, que chegou ao final da primeira parte a vencer por 02-13 Na segunda parte, a Liquid esteve melhor e tentou recuperar a desvantagem que trazia, contudo, esta era muito grande e a Outsiders acabou por conseguir vencer este primeiro mapa por 10-16.

O elenco comandado por Dzhami “Jame Ali tentou surpreender ao escolher Anubis para o segundo mapa. O que a equipa russa não devia estar à espera era de uma excelente performance da equipa norte-americana neste mapa, vencendo o mesmo por 16-08.

Com a série empatada, Mirage foi o mapa decisivo. A Outsiders entrou bem e depois de perder a pistol venceu o force e mais três rondas. A partir daí a Liquid assumiu o controlo da equipa e nunca mais o perdeu. O mapa viria a terminar com um 16-08 favorável a Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis e companhia.

FaZe sofre mas consegue a vitória na BLAST World Final 2022

No segundo jogo do dia vimos uma equipa que teve uma performance aquém do esperado no IEM Rio Major, FaZe, a defrontar uma equipa que falhou um dos grandes objetivos da época, ao não se conseguir qualificar para o torneio que decorreu no Rio de Janeiro, G2.

A série começou melhor para o conjunto de Nikola “NiKo Kovač que venceu a sua map pick, Nuke, por 10-16. A partida prosseguiu para Inferno, num mapa bastante equilibrado, onde as equipas terminaram o tempo regulamentar empatadas. Assim sendo, foi necessário recorrer a prolongamento, onde a FaZe viria a carimbar a vitória por 19-17.

O mapa decisivo desta série foi Ancient. O elenco liderado pelo dinamarquês, Finn “karrigan Andersen, começou este mapa a defender e esteve a um grande nível, cedendo apenas duas rondas à equipa inimiga durante a primeira parte. A FaZe viria a conseguir selar a vitória rapidamente, com o marcador a assinalar 16-04.

Anubis dá vitória na série a OG

Seguiu-se o primeiro jogo do Grupo B, que colocou frente a frente as equipas de Heroic e OG. O primeiro mapa a ser disputado foi Inferno. Os dinamarqueses entraram bem na partida e terminaram a primeira parte na frente do marcador, embora que pela vantagem mínima, 07-08. A resposta da OG surgiu na segunda parte, onde a defender permitiram apenas três rondas à Heroic, conquistando assim a vitória por 16-11.

Mirage foi o segundo mapa a ser jogado neste confronto. A Heroic conseguiu derrotar a OG por 16-09, muito devido à performance individual apresentada por Kristian “k0nfig Wienecke, que conseguiu 30 abates e um rating de 1.71.

Tudo se decidiu no mapa que recentemente foi introduzido na map pool, Anubis. Durante as 30 rondas do tempo regulamentar nenhum dos elencos foi capaz de se superiorizar e foi necessário recorrer a dois prolongamentos para ser encontrada a equipa vencedora. A vitória acabou por sorrir à OG, por 22-19.

Recorde-se que a equipa dinamarquesa encontra-se a disputar este torneio com k0nfig como stand-in, uma vez que a organização dinamarquesa decidiu dar algum tempo de descanso a Martin “stavn” Lund.

Duelo entre ZywOo e s1mple termina com vitória para a equipa do francês

Na última partida do dia, a Vitality defrontou Natus Vincere, numa partida em que a comunidade centrou as atenções, uma vez que o duelo de AWPers colocou Oleksandr “s1mple Kostyliev frente a Mathieu “ZywOo Herbaut, com este a sair com a vitória.

A partida iniciou-se com Inferno, onde a equipa ucraniana alinhou com o jovem Andrii “npl Kukharskyi. O duelo foi bastante equilibrado e terminou 15-15, sendo necessário disputar-se mais rondas para se encontrar um vencedor. A Vitality foi superior em prologamento e conquistou a vitória por 19-16.

A NAVI ficou sem margem para errar na sua map pick, Nuke. A atacar, o elenco que optou por utilizar Viktor “sdy Orudzhev neste segundo mapa, conseguiu manter-se com o resultado bem próximo da equipa europeia, terminando a perder pela margem mínima, 08-07. Contudo, na segunda metade não foram capazes de proteger os bombsites e acabaram por sair derrotados por 16-11.

Com estes resultados, Liquid vai defrontar FaZe na final da bracket superior do Grupo A, enquanto, OG e Vitality vão disputar a final da bracket superior do Grupo B. Outsiders, G2, Heroic e Natus Vincere vão jogar a bracket inferior.

Podem consultar mais informações sobre esta competição aqui.