Fotografia: ESL

O analista Alex “Mauisnake” Ellenberg teceu duras críticas à Cloud9, sobretudo ao in-game leader Vladislav “nafany” Gorshkov, e à mudança que a equipa russa realizou no quinteto para 2023. Habitual presença no talento dos maiores eventos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) à escala mundial, Mauisnake falou sobre este assunto após o IEM Katowice 2023 e num vídeo do youtuber King_T.

O vídeo tinha como principal objetivo analisar algumas das transferências mais sonantes do último player break, pelo que foi exatamente pela troca realizada na Cloud9 que os dois começaram. A organização removeu Timofey “interz” Yakushin do lineup no arranque do novo ano e preencheu o lugar com Timur “buster” Tulepov, mas a mudança não está a ser vista com bons olhos pelo analista.

“Na reta final da passagem pela Outsiders/VP, o buster estava a jogar muito como suporte/âncora. São posições que eu não acho que fossem necessariamente boas para ele. Os momentos mais memoráveis que tenho do buster foram em Berlim e jogava mais como entry. Depois chegou o YEKINDAR e foi preciso mudar, tendo ficado evidente que ele não estava confortável em jogar como âncora”, começou por contextualizar. “Vê-lo entrar pelo interz, que jogava em todas as “más” posições, preocupa-me um pouco pelo buster. Estão a colocá-lo numa função que sim, ele desempenhou, mas onde nunca brilhou. Não sou grande fã, acrescentou.

Se a ideia inicial que Mauisnake tinha da mudança já era negativa, pior ficou depois de ver o IEM Katowice 2023“Se formos ver como se tem saído até agora, é abismal. Parece incrivelmente mau, desconfortável a jogar com um companheiro no bombsite, dessincronizado e sem saber as posições que deve ocupar. Vou resumir: não estava pronto para jogar CS de tier 1, disse. “Parecem ter-lhe retirado algumas das posições que o interz fazia e onde tinha alguma ação. Deram-lhe todas as más posições. A mudança estrutural foi passar a não dar absolutamente nada ao jogador de suporte e o buster parece completamente deslocado, analisou ainda.

Nesse sentido, tanto King_T como Mauisnake deixaram escapar que esperam mais mudanças na Cloud9 num futuro próximo e o analista foi muito crítico com nafany. “Se formos pensar em mudanças, eu já tenho pedido a cabeça do nafany há cerca de um ano. Devo ter sido a primeira pessoa no hate train contra ele, mas mais pessoas começaram a entrar nele, felizmente. Já não sou o único com essa opinião, as pessoas reconhecem que é preciso haver uma mudança estrutural”, atirou.

“Penso que a Cloud9 acha que a forma como jogaram online vai resultar, mesmo que as outras equipas já a tenham percebido. Em 2021/2022, as pessoas olhavam para a Gambit como uma nova meta a seguir, mas agora acho que já ultrapassaram essa fase. Agora olham para a Heroic. A Cloud9 continua a fazer o mesmo, a usar as granadas para ter controlo de mapa, a tentar punir nos primeiros 45 segundos e depois a acabar a ronda com uma execução pobre com o que o sobrar”, criticou ainda.

Apesar de considerar que nafany já devia ter deixado a equipa, Mauisnake conseguiu encontrar um cenário onde compreenderia a permanência do atual IGL: “Acho que haveria um cenário em que eu concordaria em manter o nafany. Se removessem o interz e mantivessem o nafany, mas o passassem para um papel de jogador de equipa mais agressivo e trouxessem um IGL como o chopper ou o Jerry, estaria tudo bem. Se trouxessem o Boombl4, então era melhor remover o nafany, porque ficariam com funções redundantes. O Boombl4 já cobre bem esse papel”.

Contudo, ambos concordaram que a equipa parece estar num ponto de estagnação. O analista foi ainda mais longe: A Cloud9 parece estagnada. É difícil pensar onde podem chegar. Quando ganharam Dallas, foi às costas do nível habitual do sh1ro, mas sobretudo de uma subida de forma do Ax1Le. Para esta equipa ter sucesso, parece que precisam destas performances inacreditáveis de um dos seus jogadores. Durante o último ano, temos assistido a uma roleta de desculpas do nafany nas entrevistas. Eu começo a achar que ele nem sequer consegue perceber o que está errado. Nunca vão chegar longe a jogar desta forma, concluiu.