Fotografia: Joao Ferreira/ PGL

Num vídeo publicado no canal de Youtube “Last Free Nation CS:GO”, Alex “Mauisnake” Ellenberg, analista de CS:GO, falou acerca da perda de importância dos riflers no CS:GO atual.

“Eu acho que em termos de movimento e pontaria é muito raro hoje em dia, ou pelo menos é assim que tem sido, ver os riflers destacarem-se e é por isso que vimos o rendimento do Ax1Le cair um pouco. Nos vemos jogador a surgir com imensa skill, como é o caso do xertioN. Contudo, não o vemos a competir ao mais alto nível já há algum tempo”, começou por dizer o norte-americano no mais recente episódio do Snake and Banter.

Mauisnake explicou ainda que não consegue ver grandes diferenças entre os riflers: “Vemos jogadores novos a chegar e pensamos imediatamente que eles são tão bons quantos os melhores riflers do mundo. Não acho que haja uma diferença clara entre o 5º e o 50º melhor rifler do mundo”

Quanto à solução para esta situação que o mesmo vê como um problema, Mauisnake responde: “Se quisessem que o CS:GO fosse um pouco mais baseado em skill, acho que provavelmente aumentaria a velocidade de movimento e tornaria as hitboxes menores. Existem maneiras de superar um adversário num duelo de rifle, mas muitas vezes parece que é 50/50 quando os melhores jogadores estão a fazer uma curva”.

O analista terminou ainda por dizer que, neste momento, jogar de AWP é onde se é capaz de notar quem são os melhores jogadores, referindo que distinguir qual o melhor rifler é como mandar uma moeda ao ar para ver quem vai terminar com mais kills naquele jogo.