A onda crescente das pragas virtuais levou a McAfee a tomar duas medidas providenciais: fazer a atualização diária de sua enciclopédia de vírus (DAT) e lançar um site personalizado, chamado MyAvert, com informações sobre os últimos vírus em circulação pela internet e seus índices de contaminação.

O DAT, segundo Vincent Gullotto, vice-presidente do Centro de Respostas da McAfee, será municiado com a detecção de 50 novas ameaças por dia. As novidades devem estrear a partir de 24 de fevereiro.

A iniciativa da McAfee não a coloca à frente de serviços do género. A Kaspersky Labs, por exemplo, oferece actualizações do seu banco de dados de vírus, de hora em hora. E a Symantec dispõe do portal SecurityFocus Web, com conteúdo semelhante ao que está planejado para o MyAvert.

As ameaças online são um dos temas mais importantes da RSA Security Conference, maior evento de segurança da informação nos Estados Unidos, que está a ser realizado em São Francisco, na Califórnia.

O interesse por este segmento do mercado tem sido estimulado, em parte, pelas recentes aquisições da Microsoft: a Giant, desenvolvedora de um software anti-spyware, já disponível em versão beta, e a Sybary, fabricante de antivírus corporativo.