mopoz
Fotografia: Stephanie Lindgren/ESL

O espanhol Alejandro “mopoz” Fernández-Quejo Cano anunciou esta quinta-feira (5) ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica a um dos olhos. O jogador da Movistar Riders passou por uma operação denominada PRK e não divulgou informações sobre quanto tempo vai estar ausente do servidor e se vai ou não estar indisponível para os primeiros compromissos da equipa espanhola em 2023.

Através das redes sociais, o jogador de 26 anos tem elaborado um diário sobre a recuperação onde vai dando informações sobre o dia a dia, o tratamento pós-operatório e as limitações que ainda enfrenta. Entre outras coisas, o atleta da Riders indicou que está obrigado a usar óculos de sol sempre que estiver acordado e que inclusive foi aconselhado a usá-los mesmo durante o sono, já que não pode colocar as mãos nos olhos nem fazer qualquer tipo de pressão sobre eles.

Esta quinta-feira, um dia após a cirurgia, mopoz começou a elaborar o referido diário e deu conta aos seus seguidores de que já consegue estar em frente ao computador ou telemóvel, mas apenas por cinco minutos, com a luminosidade no mínimo e a uma distância considerável do mesmo. Perante esta descrição, é seguro afirmar que o jogador tem estado ausente dos treinos da equipa.

A Movistar Riders deverá dar início à temporada de 2023 na segunda quinzena de janeiro. A equipa espanhola vai participar na ESL Challenger League Season 44: Europe e no final do mês, mais concretamente de 2629 de janeiro, vai disputar a fase final do OMEN WGR Challenge 2023.

O que é uma cirurgia PRK?

A cirurgia PRK é um dos tipos de cirurgia que se realiza para corrigir o grau de problemas de visão como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, de acordo com o portal TuaSaúde. A intervenção tem por método a utilização de um laser para corrigir a curvatura da córnea, alterando assim a forma da mesma.

Para além da cirurgia PRK, existe também a cirurgia LASIK — para a qual mopoz indicou que o seu olho não estava habilitado — que tem muitas semelhanças, mas que difere depois em alguns passos. Este segundo tipo de cirurgia é mais moderno e inclui um tempo de recuperação menor do que a cirurgia PRK, mas não pode ser utilizado em muitos dos casos, sobretudo em pessoas que tenham uma córnea muito fina, o que pode ser o caso do jogador espanhol.

Segundo a mesma fonte, a recuperação é feita de forma gradual. O desconforto inicial no olho deve melhorar ao fim de um período de dois quatro dias e o tratamento inclui, como mopoz referiu, o uso de óculos escuros e dos colírios receitados pelos especialistas. Para além disso, não é recomendado abrir os olhos debaixo do chuveiro nas primeiras 24 horas. Ao fim de uma semana, as atividades do quotidiano podem ser retomadas de forma lenta, mas atividades de maior impacto só devem retomar com ordem médica, pelo que o período de ausência de mopoz é ainda incerto e deverá depender das indicações dos médicos.