Jef Raskin, o génio inventor da Apple, criador do popular Mac, morreu no sábado,em sua casa, em Pacifica, na Califórnia, aos 61 anos.
Jef Raskin, o inventor do Macintosh, da Apple, morreu no sábado em sua casa, em Pacifica,na Califórnia, aos 61 anos, vítima de cancro no pâncreas. Raskin, ex-professor de ciência da computação, entrou na Apple em 1978 – foi o 31º funcionário registrado da marca da maçã.
Naquela época, os computadores eram baseados em textos e seus usuários tinham de lembrar uma série de comandos para realizar tarefas simples. De génio inventivo, Raskin, em 1979, teve a ideia de construir uma máquina que fosse acessível ao bolso do consumidor e fácil de usar. Sob sua liderança, uma equipa de engenheiros começou então a dar forma ao Mac – PC que iria revolucionar o mercado, com sua interface interativa.
Raskin, porém, saiu da Apple em 1981, antes do lançamento do Mac e depois de um desentendimento com Steve Jobs, co-fundador da empresa. Criou, então, a Information Alliance para se dedicar à criação de softwares. Nas horas vagas, dedicava-se à musica, um de seus hobbies prediletos e a escrever o livro “The Humane Interface”, publicado em 2000.
“Seus ex-colegas da Apple falavam dele como um sujeito alegre e brincalhão, sempre cheio de novas ideias”, disse à AP, o jornalista Dave Burstein que está a trabalhar num filme sobre a vida de Raskin.