Fotografia: Stephanie Lindgren/PGL

A NAVI está na grande final do PGL Major Antwerp 2022. A equipa de Aleksandr “s1mple” Kostyliev derrotou este domingo a ENCE nas meias-finais, por 2-0.

O veto levou a que Nuke, Dust2 e Mirage fossem os mapas em jogo. O primeiro foi escolhido pela ENCE, mas a NAVI mostrou-se bem mais forte que o adversário para sair na frente do marcador.

Liderada por s1mple, que apontou 28 kills (13 com a AWP), a equipa ucraniana montou uma defesa quase impenetrável e que resultou numa vantagem de 11-4 ao intervalo. A ENCE reentrou no jogo com a conquista das primeiras três rondas da segunda parte, mas não voltou a pontuar e a NAVI fechou o mapa em 16-7.

s1mple voltou a ser o terror em Dust2

Depois de ter ganho no mapa adversário, a NAVI precisava apenas de garantir a vitória em Dust2, mapa que escolheu, para se colocar na final. Entre a espada e a parede, a equipa de Marco “Snappi” Pfeiffer entrou melhor e colocou-se a vencer por 3-0.

Assim que conseguiu colocar o T side a funcionar, a equipa que ocupa o segundo lugar no ranking mundial mostrou a máquina bem oleada que consegue ser. A NAVI manteve-se sempre próxima no marcador e arrancou de vez para a liderança quando transformou um 5-6 num 9-6 ao intervalo.

O pistol round da segunda metade era importante para a ENCE, mas Denis “electroNic” Sharipov recebeu a equipa europeia no lower tunnel com as Dual Berettas e levou três consigo. Entre o russo e s1mple estiveram 18 das primeiras 20 kills da NAVI na segunda parte, com a estrela da companhia a somar um ace pelo meio.

Assim que teve acesso ao armamento completo, a ENCE parecia bem encaminhada para regressar ao marcador. Porém, s1mple e electroNic continuaram a assinar múltiplas kills para reverter a tendência da ronda e aproximar a sua equipa da vitória.

Na 21.ª ronda, um triple kill de Olek “hades” Miskiewicz com a AWP colocou finalmente a equipa de Snappi no marcador da segunda parte. No entanto, s1mple voltou a elevar o nível e somou mais três à conta pessoal para confirmar o 15-7.

s1mple apontou 58 kills em dois mapas. (Fotografia: João Ferreira/PGL)

A margem de erro terminou para a ENCE, que estava obrigada a anular oito match points para manter o sonho vivo. Snappi venceu uma situação de 1v1 para anular o primeiro e a economia adversária sofreu.

O lineup europeu aproveitou para encurtar cada vez mais a distância e o prolongamento começou a ser uma possibilidade real. No entanto, Snappi tentou que as tropas replicassem a receita de rondas anteriores e do outro lado encontrou um adversário pronto para essa eventualidade, o que resultou no 16-12 final.

FaZe Clan é a outra finalista

Na grande final do PGL Major Antwerp 2022, a NAVI vai medir forças com a FaZe Clan. A equipa europeia superou a Team Spirit por 2-0, em dois mapas muito equilibrados.