Fotografia: ESL

A ESL Pro League S16 arrancou esta quarta-feira, em Malta. NAVI, VitalityFNATIC venceram os seus encontros e partilham neste momento a liderança do grupo.

A NAVI e a Spirit foram as duas equipas responsáveis pelo jogo inaugural da 16ª edição da Pro League. O Nuke foi o pano de fundo para o início do encontro entre as duas equipas da região da CIS. Na sua escolha, a equipa de Boris “magixx” Vorobyev começou a atacar e até pareceu que se vinha impor diante daquela que é a atual número um do mundo.

Apesar de se ter adiantado no resultado com um 5-1, a formação russa acabou por só conseguir fechar mais uma ronda e perdeu a half  por 9-6. Ainda que teoricamente pareça um bom lado T, a verdade é que a NAVI mostrou o porquê de ser uma das melhores equipas a atacar Nuke e somou as sete rondas necessárias para triunfar por 16-11.

Já no Dust 2, escolha da NAVI, o ataque da equipa ucraniana estava igualmente no ponto e na troca de sides o resultado era de 11-4. Se a tarefa da Spirit era difícil, ainda mais complicada se tornou com este resultado. Mesmo ganhando a pistola, magixx e companhia facilitariam logo a seguir ao perder o force round e foram incapazes de entrar na discussão do resultado. 16-9 foi o resultado final, a favor da Natus Vincere.

No segundo encontro do dia, estiveram frente a frente Vitality e Endpoint. No primeiro mapa da série, uma exibição de grande inspiração por parte de Mathieu “ZywOo” Herbaut ditou o desfecho do Vertigo. O AWPer francês registou 38 eliminações e 127 de média de dano por ronda. Depois de terem uma entrada avassaladora, as abelhas ainda viram a Endpoint aproximar-se, mas acabaram por assegurar a vitória por 16-12.

No Inferno, pick da Vitality, o protagonista viria a ser outro. Com 23 eliminações e um rating de 1.87, Dan “apEX” Madesclaire foi o jogador mais da sua equipa. Ainda que a entrada não tenha sido tão forte porque não venceram a pistol round, o IGL e os seus companheiros voltaram a demonstrar um grande domínio e levaram consigo 11 rondas a atacar. Na defesa, a Vitality viria a consentir apenas uma ronda. Contas feitas, 16-5 e vitória por 2-0.

O último embate do dia acabou por nem ter grande história. Naquele que foi outrora um grande derby sueco, a renovada FNATIC arrasou a NIP em apenas dois mapas. Depois de começar com um esclarecedor 16-4 em Ancient, a FNATIC parecia até encaminhada para um potencial 16-0 em Overpass. Porém, os ninjas conseguiram evitar uma humilhação ainda maior e ainda colocaram quatro rondas no marcador, em novo 16-4 a favor do lineup internacional.

A segunda jornada do grupo A da ESL Pro League S16 joga-se esta quinta-feira. O dia começa com um embate entre Spirit e Endpoint, seguido do confronto entre FNATIC e NAVI. A fechar o dia, a Vitality mede forças com a NIP.