Foi descoberto recentemente um novo vírus chamado W32.Netsky.B@mm ou W32.Netsky@mm. Prevê-se que o seu impacto seja semelhante ao do Worm Mydoom surgido no final do mês de Janeiro.

O Netsky usa o seu próprio servidor de SMTP para enviar mensagens para todos os endereços de correio electrónico encontrados no disco rígido de um computador. Quando penetra num computador, o vírus verifica todas as drives do mesmo à procura de ficheiros com nomes associados à partilha de documentos em rede, geralmente mais permeáveis a ataques deste género.

O assunto e o corpo dos e-mails enviados variam muito, mas são de esperar mensagens com assunto “hi”, “hello”, “something for you” e outras do género.

O Vírus afectará sobretudo a velocidade da net, devido à multiplicação exponencial de e-mails e ao processamento extra que estes implicam.

A Symantec, empresa especialista em antivírus, informa que o Netsky pode infectar os sistemas operativos Windows 2000, 9x, ME e XP. Para já não se verificam infecções em sistemas Linux, UNIX, Windows 3x ou Macintosh.