Aleksib NIP BLAST
Fotografia: BLAST Premier

NIP é a quarta e derradeira semifinalista na BLAST Premier: Fall Final 2022. Os ninjas venceram esta sexta-feira a NAVI por 2-1 (16-10 Inferno, 19-22 Mirage, 16-10 Overpass) e deixaram a equipa ucraniana arredada da disputa de mais um troféu internacional.

O primeiro mapa, escolhido pelo emblema sueco, arrancou da melhor forma para os comandados de Aleksi “Aleksib” Virolainen. Um ace de Ludvig “Brollan” Brolin deu um reforço de confiança madrugador à equipa da NIP, que arrancou para uma primeira metade com um parcial de 9-6 a atacar em Inferno.

Por mais que a NAVI tenha tentado regressar ao mapa na segunda metade, nada resultou. A NIP esteve sempre mais confortável e aproveitou também o facto de Oleksandr “s1mple” Kostyliev e Valeriy “b1t” Vakhovskiy, dois dos principais nomes do adversário, terem um mapa mais apagado para se adiantar na série.

Com muitas dificuldades à mistura, a equipa de Denis “electroNic” Sharipov conseguiu manter-se dentro da série com a conquista do mapa que escolheu, Mirage. Para isso, no entanto, a NAVI teve que renascer dos mortos e recuperar uma desvantagem de 8-13 para vencer depois após um duplo prolongamento. Se o primeiro mapa não lhe tinha corrido particularmente bem, o segundo foi o playground de s1mple, que terminou com 40 kills.

A decisão ficou então adiada para Overpass, onde se assistiu a um perfeito replay do Inferno. Os ninjas começaram ao ataque e conseguiram juntar nove rondas no marcador para a mudança de lado. s1mple voltou a ter um jogo discreto, ainda que não tanto como Viktor “sdy” Orudzhev, e a NAVI nunca conseguiu reentrar verdadeiramente na contenda na segunda metade. 25 kills de Brollan no total e mais sete rondas no CT side foram o carimbo da NIP no guia de marcha dos ucranianos.

Este sábado, o público da Royal Arena, em Copenhaga, vai poder assistir às duas meias-finais. O primeiro lugar na final vai ser discutido entre LiquidHeroic, a equipa da casa, a partir das 14h30. Mais tarde, com início programado às 18 horas, FaZeNIP decidem o segundo finalista.