Fotografia: ESL

A Team Liquid surge em Colónia em circunstâncias muito diferentes em relação a 2019, ano em que venceu na Lanxess Arena. Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis surge como stand-in no lugar deixado vago por Richard “shox” Papillon e o IGL da equipa, Nick “nitr0” Cannella, indicou durante o media day da IEM Cologne 2022 que está satisfeito com o momento atual da equipa.

“Sinto que estamos num bom momento e muito confiantes”, começou por dizer. Em relação aos objetivos para a competição, o conjunto norte-americano aponta aos play-offs: “Acho que seria muito desapontante não conseguirmos chegar aos play-offs, tendo em conta o que estamos a jogar agora, pelo menos nos treinos. Temos um grande reforço em termos de poder de fogo com o YEKINDAR”.

O jogador da Letónia ainda está sob contrato com a Virtus.pro e o acordo — pelo menos por agora — é para que jogue apenas a IEM Cologne com as cores da Team Liquid. Porém, nitr0 revelou o impacto que YEKINDAR já tem na equipa: “O YEKINDAR trouxe muitas ideias gerais e coisas que podemos fazer. Sinto que temos um jogo mais estruturado agora do que com o shox, onde era um jogo com mais liberdade. Agora sinto que temos um plano para quase todas as rondas, com diferentes variáveis para cada situação. Acho que o YEKINDAR trouxe mais estrutura à equipa e, obviamente, talento individual”, disse.

Lê também:

Os horários e as muitas viagens ditaram o fim da aventura de shox na equipa, segundo o próprio. No entanto, essa questão não preocupa a Team Liquid em relação ao futuro e a equipa continua aberta a receber jogadores europeus:

“Não estamos assustados com isso [que um eventual reforço vindo da Europa possa ter os mesmos problemas]. A mentalidade é uma grande parte do jogo e é muito bom ter um equilíbrio, mas ao mesmo tempo tens que estar disposto a fazer sacrifícios. Quando te juntas, por exemplo, a uma equipa norte-americana, tens que entender que vais ter de viajar muito e tens de estar disposto a fazer o sacrifício. Obviamente, o shox é europeu, mas tinha que ir à América do Norte para jogar qualificadores e estava a viajar muito. Os europeus não viajam tanto como um jogador norte-americano e ele estava a ter dificuldades em encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Acho que depende de cada pessoa a forma como lidam com isso e ele não conseguiu”, concluiu nitr0.

A Team Liquid está inserida no grupo B da IEM Cologne 2022 e tem estreia marcada para quinta-feira. A equipa norte-americana vai medir forças com a Spirit, um dos conjuntos apurados no play-in.