CS:GO Source 2

A cada dia que passa surgem novidades acerca do Source 2. GabeFollower é um dos responsáveis por grande parte das informações divulgadas e no seu novo vídeo mostrou o que há de novo relacionado com o motor gráfico.

Primeiramente, GabeFollower diz haver novas referências no CS:GO a protobuffs. Os protobuffs são aquilo que vai dizer ao servidor que pacotes de dados deve esperar por parte do cliente. Neste caso, é calculado o tickrate do movimento do jogador, a posição da sua cabeça e do seu corpo, assim como, o exato momento em que o jogador aperta o mouse1 e mouse2. Existe ainda a menção a um sistema da hitbox da cabeça do jogador e compensação de lag. Esta funcionalidade já está presente no CS:GO e serve para os jogadores com alto e baixo ping terem conforto para jogar no mesmo servidor.

A segunda novidade diz respeito a uma nova ferramenta que compila os ativos de CS:GO. Neste momento, todos os arquivos do FPS da Valve, como armas, skins e stickers estão armazenados no mesmo ficheiro que é considerado confuso. Com a separação dos ativos, é mais fácil editá-los nas ferramentas de Source 2. GabeFollower mostra, inclusive, como funciona o método através da sua implementação de Source 2 na plataforma S&box. No que toca às skins, a Valve terá de criar um sistema para fazer a migração total para Source 2 sem que haja mudanças, caso contrário, poderá influenciar os seus preços no mercado.

O autor do vídeo refere ainda que há menções ao sistema de efeitos do viewmodel e à visão das pernas na primeira pessoa. Atualmente, não existe nenhum jogo com esta visão de primeira pessoa, então, certamente foi feito para o CS:GO ou para Half-Life.

Outra tecnologia importante que a Valve pode implementar no Source 2 é o support para meshlets. Esta tecnologia ajuda a processar milhares objetos poligonais numa fração de segundos e ajudará a Valve a melhorar os gráficos dos seus jogos.

Por último, GabeFollower aborda as físicas dos veículos no novo motor gráfico. Há referências a diversos componentes de um veículo, como por exemplo, suspensões, rodas e motores. Além disso, os veículos podem ser virados, outros jogadores podem assumir o lugar de passageiro, podem ser montadas armas e outras partes do veículo podem ser trocadas ou melhoradas.