Fotografia: ESL

A fase de grupos do IEM Dallas 2023 terminou esta madrugada e as seis equipas apuradas para os play-offs estão definidas e têm quase todas um ponto em comum: o in-game leader é dinamarquês. A edição deste ano do torneio norte-americano está a ser dominada por equipas lideradas por nórdicos, com exceção de apenas um conjunto.

A Astralis, de Lukas “gla1ve” Rossander, foi uma das equipas a conseguir passar aos play-offs com um segundo lugar no Grupo B. No mesmo grupo, a ENCE garantiu o primeiro lugar e o acesso direto às meias-finais. A equipa internacional é também liderada por um jogador da Dinamarca, no caso Marco “Snappi” Pfeiffer.

Se continuarmos ainda no Grupo B, também a FaZe conseguiu passar aos play-offs através da lower bracket. A equipa europeia é liderada por Finn “karrigan” Andersen e completa um trio de apurados que tem a semelhança de um IGL dinamarquês.

A estas três formações juntam-se mais duas que se apuraram através do Grupo A: HeroicG2. A primeira é capitaneada por Casper “cadiaN” Møller e a segunda por Rasmus “HooXi” Nielsen. A única exceção e que impede uns play-offs totalmente dominados por líderes dinamarqueses é a MOUZ, que se apurou no terceiro lugar do Grupo A e conta com o australiano Christopher “dexter” Nong enquanto capitão.

Ainda assim, esta curiosidade esteve muito perto de se verificar a 100%. Para isso, a OG teria que ter vencido a MOUZ no duelo pelo terceiro lugar do Grupo A. Atualmente, a equipa internacional joga sob as ordens de Nikolaj “niko” Kristensen, também ele dinamarquês.

IEM Dallas 2023 regressa esta sexta-feira (2) com o arranque dos play-offs. A Astralis vai defrontar a MOUZ pelo acesso às meias-finais, onde está à espera a Heroic. No outro duelo dos quartos de final, a G2 mede forças com a FaZe e o vencedor defronta depois a ENCE.