Já entramos na segunda metade do ano de 2021, mas qual foi a evolução das equipas portuguesas no ranking mundial?

Na primeira atualização do ano, os SAW estavam na posição 24. O quinteto ibérico ainda conseguiu subir ao 21º lugar – o melhor registo de sempre da equipa – mas 6 meses depois os SAW encontram-se 10 posições abaixo do ponto onde iniciaram o ano. Pelo caminho os portugueses conquistaram medalhas de prata na ESEA Premier 36, REPUBLEAGUE Season 1 e ainda conquistaram a Master League Portugal.

Mais atrás na tabela, mas sempre na perseguição estiveram os OFFSET. A organização de Braga herdou o ranking dos Giants, depois de ter adquirido o projeto, que se situavam na 54ª posição. Ao longo destes 6 meses os OFFSET iniciaram a temporada com a troca de Francisco "obj" Ramos por Bruno "shellzi" Teixeira e mais tarde Paulo "pr" Silva deu o seu lugar a Diogo "snapy" Rodrigues.

A primeira metade do ano para os OFFSET é marcada por altos e baixos, chegando a perder o segundo lugar do ranking regional para os eXploit. Participações em vários torneios do circuito da Relog Media manteve a equipa dentro do top 100, mas durante todo o mês de junho estiveram fora do lote das 100 melhores equipas. 

A atualização do dia 5 de julho, os cavaleiros dispararam no ranking e conseguiram subir 25 posições, que os coloca atualmente no lugar 90.

A outra ponta do tridente português no ranking têm sido os eXploit. No primeiro trimestre esta foi a equipa que deu mais luta aos OFFSET, proporcionando grandes duelos em torneios como Snow Sweet Snow. Esta luta chegou a provocar alterações no ranking regional, onde a equipa de Renato "renatoohaxx" Gonçalves chegou a ser a segunda melhor.

O pico desta equipa foi também em janeiro, onde atingiram a posição 76, mas desde então tem vindo a descer. Tal como os OFFSET, os eXploit subiram duas dezenas de lugares na última atualização, mas continua um pouco longe do top 100.

De janeiro até hoje, tivemos no entanto outras entradas. Atualmente a For The Win ocupa o terceiro lugar do ranking regional, e pela primeira vez na sua história, a Native 2 Empire entrou no top 200 do ranking.

Cinco equipas destas equipas vão estar a competir este fim de semana no RTP Arena Cup 2021, competição que vai apurar uma equipa para o BLAST Premier Fall Showdown.

A variação dos rankings nos últimos 6 meses foi:

Grupo   Rank 
Janeiro 2021
    Rank
Julho 2021
    Variação
       
SAW   24     34     -10        
 OFFSET   54     90     -36        
FTW       121            
 eXploit    76      130     -54        
 Rhyno    –      176      –        
 Native2Empire    –      191      –        
 ZEROZONE    –      226      –        
 UNDERD0GS    –      249      –        

Dados retirados do HLTV.org