Fotografia: ESL

Este domingo, o IEM Rio Major 2022 chegou ao fim, com a Outsiders a sagrar-se vencedora do torneio, depois de bater Heroic por 2-0 na final. Após o fim do Major, é altura de olhar para o percurso de quem o venceu.

A equipa de Outsiders começou este torneio no Challengers Stage, avançando para a próxima fase, com um registo de 3-1. Um facto curioso é que a única derrota obtida no Challengers Stage foi frente a MOUZ, equipa que viriam a eliminar nas meias-finais do Major.

No Legends Stage, à imagem do que havia acontecido anteriormente, os campeões entraram a perder. Novamente por ironia do destino, essa derrota aconteceu frente a Heroic, equipa que acabaram por vencer na final do torneio. Ainda mais curioso é que essa derrota aconteceu em Overpass, mapa em que a equipa de Dzhami “Jame” Ali destruiu Heroic, fechando assim a final do Major.

A partir daqui, nunca mais Outsiders conheceu o sabor da derrota. A formação russa venceu todos os restantes jogos do Legends Stage e apurou-se para os playoffs do evento. Nos quartos-de-final, Outsiders eliminou fnatic por 2-0 e, na meia-final, vingou a derrota sofrida no primeiro jogo do torneio, eliminando MOUZ, com uma vitória por 2-1.

A entrada num lote restrito

Na grande final do IEM Rio Major 2022, os russos foram absolutamente destruidores, vencendo a equipa de Heroic por 2-0. A longa caminhada do Challengers Stage até à final regista também algo poucas vezes visto.

Este é apenas a terceira vez na história que uma equipa vence o torneio, tendo começado o seu percurso no Challengers Stage. As duas outras ocasiões em que isto aconteceu foi com Cloud9 no ELEAGUE Major 2018 e com Astralis, no FACEIT Major 2018.

A triunfo que Outsiders conquistou neste Major mostra o nível de preparação com que a equipa chegou aqui. A campanha da equipa russa foi absolutamente fenomenal, entrando para um lote bastante restrito de equipas que conseguiram realizar tal feito.