Na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, o parlamento europeu aprovou uma resolução que reconhece o valor das indústrias de jogos e esports, estabelecendo uma estatégia a longo prazo para apoiar e financiar este setor.

Esta resolução foi a votações e foi aprovada com maioria absoluta. Foram 560 votos a favor, 34 votos contra e 16 abstenções.

Após estar aprovada, os legisladores da União Europeia vão agora decidir como implementar a resolução do Parlamento, que formará a estratégia da UE sobre esports e jogos. Apesar de poderem agir livremente, os legisladores costumam seguir propostas apresentados no Parlamento.

A aprovação desta resolução significa uma vitória enorme para esta indústria na Europa, quer em termos financeiros, quer a nível de legitimidade. No futuro é expectável que as empresas possam beneficiar de acesso a financiamentos e apoios da UE.

Nepomuk Nothelfer, pesquisador jurídico que conduziu os relatórios sobre esports para a UE, referiu o seguinte ao Esports Insider: “A resolução por si só é um reconhecimento gigantesco de jogos e esports”.