O IEM Cologne 2021 é a primeira LAN com as melhores equipas do mundo de Counter-Strike: Global Offensive no ano de 2021 e a ESL tenta prevenir ao máximo qualquer tipo de surto de COVID-19 na prova.

Antes da competição de 1 milhão de dólares iniciar, a organizadora revelou o protocolo de segurança que os jogadores e staff teriam de seguir. A empresa está a organizar o torneio num hotel de 5 estrelas, em Colónia, e ofereceu quartos privados a cada membro das equipas, com direito a um setup para jogarem.


NAVI estão na fase final do torneio.

Para conseguirem terem acesso às salas de treino e outras áreas, os jogadores tiveram de fazer uma quarentena de 3 dias e ter um teste negativo. Uma vez livres as equipas são sempre acompanhadas por alguém da ESL para que mantenham a distância de segurança.

No entanto, foi revelado um detalhe que demonstra mais um esforço dos organizadores para manter os jogadores sentados e minimizar os contactos entre as pessoas. Durante as partidas, que decorrem em palcos improvisados, os jogadores podem pedir bebidas, snacks ou outras coisas através do chat do jogo. Para isso só precisam de iniciar a frase com ".request". 

Durante a primeira semana de competição foram detetatos casos na equipa da Heroic – que entretanto já voltaram a testar negativo – e a equipa da Spirit tem de permanecer dentro dos seus quartos, até ao fim da competição, por ter tido contacto próximo com alguém infetado no seu voo para a Alemanha.

Eis o aviso feitos aos jogadores antes das partidas: "Reminder: You can request drinks, snacks, and other items via team chat by typing .request XX."