O Patch 5.0 de Valorant traz consigo várias novidades: o novo mapa, Pearl, inspirado em Portugal; um novo rank, Ascendant e a saída temporária do Split da map pool.

À semelhança da introdução do Fracture no Patch 3.05, o Patch 5.0 do Valorant traz uma queue só para o novo mapa. A queue exclusiva do Pearl estará disponível durante as primeiras duas semanas, a partir de que ponto o mapa entrará na rotação competitiva.

Para manter apenas sete mapas na rotação competitiva, a Riot optou por remover o Split das queues Unrated e Competitiva. A empresa justificou isto com vários fatores, sempre com o foco em manter apenas sete mapas na rotação competitiva.

Pearl, o novo mapa do VALORANT lançado no Patch 5.0
(Imagem: Riot Games)

O quinto episódio do Valorant traz também a adição de um novo rank, Ascendant, situado entre Diamond e Immortal e feito para facilitar uma distribuição mais equilibrada dos jogadores. Além disso, a entrada do Ascendant trouxe várias alterações ao MMR e às restrições de grupo.

No que toca ao MMR, a Riot ajustou os alvos de MMR para descer de rank, para todos aqueles abaixo de Ascendant. O alvo para alcançar Immortal e Radiant foi também aumentado. Como resultado, voltar a ser Immortal+ vai ser mais difícil, e as tabelas de Immortals vão ser mais pequenas a partir deste Patch.

No que toca a restrições de grupo, o Ascendant partilha-as com todos os ranks acima de Platinum. O rank máximo alcançável pelos placements é agora Ascendant 1 (anteriormente Diamond 1). Finalmente, as restrições de queue e a penalização de 25% RR foram ajustadas para começar a Immortal 1, e não Diamond 3 como anteriormente.

Podes ler as patch notes na sua íntegra no site oficial do Valorant. O Patch 5.0 do Valorant vai para o ar no dia 22 de junho, a próxima quarta-feira.

Correção: a notícia original referia que o novo rank estava situado entre Platinum e Diamond, mas este é, na realidade, entre Diamond e Immortal.