A desconhecida Ageia anunciou anteontem, dia 8 de Março, que pretende lançar no mercado um chip acelerador de físicas para jogos.

Segundo os executivos dessa empresa, este chipset, quando trabalhando em conjunto com um jogo compatível com a tecnologia, pode aliviar o CPU dos cálculos de física em jogos e aplicações.

O chipset será capaz de calcular todas as mais recentes tecnologias físicas como rigid and soft-body dynamics (rigid-body: ragdolls, objectos rigidos; soft-body: gelatina, musculos), dinâmica de fluidos (liquidos), sistema de particulas (pó, areia), simulação de tecidos, deformação de soft-bodies com simulação de rasgões e simulação de destruição (explosões, destruição de edificios e objectos fisicos).

Em termos técnicos, este chipset será capaz de calcular cerca de 32.000 simulações de rigid-bodies e de 50.000 particulas de fluidos por cena.

Esta tecnologia ainda está em fase de protótipo e está a ser apresentada na GDC (Game Developers Conference) em S. Francisco, California.

Leiam a notícia completa aqui.

Imaginem o realismo que os jogos vão ganhar com esta nova tecnologia! Espero que os jogos de nova geração façam proveito desta nova tecnologia.

Links relacionados:

Página oficial da Ageia PhysX
Extremetech