Fotografia: FPF

A primeira semana do play-in da FIFAe Nations Series 2023 chegou esta sexta-feira ao fim e Portugal ficou no segundo lugar da primeira divisão na Conferência 4. A seleção nacional realizou um segundo dia de prova superior ao primeiro, mas não conseguiu chegar à liderança da prova.

A jornada de quinta-feira viu Portugal ficar a três pontos da Noruega, líder do grupo. Esta sexta-feira, a seleção das quinas arrancou a segunda volta precisamente contra os noruegueses e as duas equipas terminaram empatadas a duas bolas. Na primeira volta, a Noruega tinha triunfado por 1-0, naquele que foi o único desaire luso na prova.

Depois do empate inicial, Portugal fez o que já tinha feito na primeira volta e venceu a Bósnia e Herzegovina por 2-0. No encontro seguinte, a seleção treinada por Francisco “Quinzas” Cruz também repetiu o triunfo perante a Dinamarca, desta feita por 1-0. A nona jornada foi de folga para os jogadores portugueses, que viram a Noruega vencer a Turquia e praticamente assegurar o primeiro lugar.

Na última jornada, os noruegueses empataram a duas bolas com a Bósnia e Herzegovina, mas essa escorregadela não foi suficiente. Portugal fez a sua parte e venceu a Turquia por 3-1, mas reduziu apenas a diferença para um ponto e teve de se contentar com o segundo posto na competição.

A classificação final da primeira semana:

  1. Noruega, 18 pontos
  2. Portugal, 17
  3. Turquia, 9
  4. Dinamarca, 9
  5. Bósnia e Herzegovina, 2

A segunda posição na primeira de três semanas do play-in da FIFAe Nations Series 2023 valeu a Portugal a conquista de 240 pontos para o ranking de consistência da Conferência 4. A seleção lusa está também no segundo lugar do referido ranking, a uma distância de 60 pontos da Noruega, vencedora desta semana.